Conselho aprova eleição de Magda Chambriard para presidência da Petrobras

O Conselho de Administração (CA) da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta sexta-feira (24), a eleição de Magda Chambriard para a presidência da companhia e sua nomeação como conselheira. Chambriard tomou posse em ambos os cargos e passou a integrar o Conselho imediatamente, segundo comunicado da estatal. Não foi necessária a convocação de assembleia de […]

Por Editoria Democracias

O Conselho de Administração (CA) da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta sexta-feira (24), a eleição de Magda Chambriard para a presidência da companhia e sua nomeação como conselheira.

Chambriard tomou posse em ambos os cargos e passou a integrar o Conselho imediatamente, segundo comunicado da estatal. Não foi necessária a convocação de assembleia de acionistas.

O nome de Chambriard havia sido aprovado pelo Comitê de Eligibilidade da Petrobras na última quarta-feira (22). Esta era a última etapa do processo que integra as regras internas de governança da estatal antes da apreciação pelo CA.

A executiva foi indicada ao cargo após a demissão do ex-CEO, Jean Paul Prates, que aconteceu no último dia 14. O petista estava à frente da estatal desde janeiro de 2023, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A nova presidente trabalhou pouco mais 22 anos na Petrobras e foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016, durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef.

O órgão regulador monitora a cadeia das indústrias de biocombustíveis, gás natural e petróleo no Brasil. Antes de chegar à direção, foi assessora e superintendente.

Além disso, Magda foi membro do Conselho de Administração do Pré-Sal entre 2013 e 2016, além de parte do conselho de administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2010 a 2016. Mais recentemente, era consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 2017 e 2023.

O governo tinha pressa para a aprovação, especialmente porque espera que a nova presidente acelere projetos da estatal, como em refino, fertilizantes e indústria naval — cujo o caminhar lento ajudaram a derrubar o ex-presidente Jean Paul Prates.

Desde a demissão Jean Paul Prates, Clarice Coppetti atuava como presidente interina da companhia.

DEMOCRACIAS

Veja mais

Dado foi divulgado pela Gestão em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Até o momento, mais de 42,7 milhões de CINs foram emitidas em todo o Brasil
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos", entre eles o Brasil.
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em R$ 800,35 na média nacional
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais
(PI) Da inclusão social à pré-candidatura para a Alepi
(PI) Durante a solenidade, o ex-secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi homenageado. Ele se despede do cargo para assumir