Governador do PI se reúne com investidores na Inglaterra e assina memorandos para desenvolvimento do Porto de Luís Correia

Os memorandos assinados visam o desenvolvimento tecnológico e expansão da capacidade de operações no Porto de Luís Correia.

Por Editoria Democracias

Os memorandos assinados visam o desenvolvimento tecnológico e expansão da capacidade de operações no Porto de Luís Correia.

Depois de cumprir agenda na Alemanha, o governador Rafael Fonteles desembarcou em Londres, na Inglaterra, nesta quarta-feira (14). No país, ele apresentou as potencialidades do Piauí em reunião na Embaixada do Brasil e assinou Memorando de Entendimento (MoU) com empresa inglesa para o transporte de minério de ferro e, futuramente, de hidrogênio verde via Porto de Luís Correia.

Em reunião na Embaixada do Brasil em Londres, o governador foi recepcionado pelo encarregado de negócios, ministro Roberto Doring – representando o embaixador brasileiro no país, Fred Arruda, que irá assumir em breve a Embaixada do Brasil na Austrália. Na oportunidade, Rafael Fonteles explanou as potencialidades do Piauí, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde, para empresários, representantes de fundos de investimentos e autoridades locais, dentre elas a presidente da Câmara Brasileira de Comércio do Reino Unido, Vera Innes, e a representante do Ministério do Comércio Exterior, Daniella Carneiro.

Roberto Doring comentou sobre as oportunidades que o Piauí oferece ao mundo e destaca o estado como um potencial líder mundial no campo das energias e combustíveis verdes. “Acabamos de ter esse encontro com cerca de 15 investidores e formadores de opinião, no qual o governador falou das oportunidades de investimento no estado do Piauí com uma ênfase muito compreensível nas oportunidades do hidrogênio verde. O Piauí tem potencial de exercer liderança em escala internacional nessa matéria que é decisiva para a transição energética e o futuro do planeta, de modo que o governador deixa uma mensagem que é muito inspiradora para nós e trataremos de levar adiante”, destaca o ministro.

Em seguida, o governador se deslocou até o escritório do grupo Ashley Global Shipping (AGS), onde assinou Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa inglesa para o transporte de cargas e potencialmente de hidrogênio verde via Porto de Luís Correia. Durante o encontro, a AGS apresentou estudos para transbordo no porto piauiense, com condições técnicas, infraestrutura necessária, soluções e carga mínima para viabilizar o início das operações já em 2024.

“Estamos na sede da Ashley, uma companhia britânica especializada em transporte de navios e exatamente o “transhipment “, que permite essa solução que transporta mercadorias de barco menores para barcos maiores que fazem frete internacional. Celebramos mais um memorando de entendimentos com mais essa companhia com muita experiência nesse transporte e é uma solução muito importante para o Porto de Luís Correia se transformar num porto exportador de grãos e de minério de ferro”, afirmou Rafael Fonteles.

A ideia é que o trabalho se inicie com o transporte de minério de ferro produzido pela Lion Mining, empresa piauiense especializada em extrair e produzir este material. Para isso, um MoU também foi assinado com a empresa conterrânea. ”Também celebramos um memorando de entendimentos com a empresa Lion, que já explora o ferro em Piripiri para aprofundar essa cooperação para que esse ferro seja exportado para o Porto de Luís Correia já no próximo ano”, finalizou o governador.

DEMOCRACIAS.com.br
 

Veja mais

(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de saúde e solidariedade para o público.
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.
(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
Veja mais
Ex-ministro do PT diz que governador do Piauí pode ganhar projeção nacional.