Deputado Severo Eulálio viabiliza desenvolvimento da “Capadócia Nordestina”

A iniciativa conta com o suporte do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, que tem atuado diretamente na articulação para viabilizar os investimentos necessários para o desenvolvimento do turismo no município. Apoio do deputado Severo Eulálio   Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Dep. Estadual Severo Eulálio […]

Por Editoria Democracias

A iniciativa conta com o suporte do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, que tem atuado diretamente na articulação para viabilizar os investimentos necessários para o desenvolvimento do turismo no município.

Apoio do deputado Severo Eulálio

O parlamentar destacou a importância da Capadócia Nordestina como um patrimônio natural do estado e reafirmou o compromisso da Alepi em apoiar projetos que impulsionem o crescimento econômico e a geração de empregos na região.

“Esse projeto representa um grande avanço para São José do Piauí e todo o estado. Estamos empenhados em garantir que os investimentos cheguem e que o turismo seja fortalecido, trazendo mais oportunidades para a população”, afirmou Severo Eulálio.

O deputado também ressaltou a importância da melhoria da infraestrutura viária para garantir maior acesso ao local e tornar a Capadócia Nordestina um destino turístico consolidado.

Itainópolis (PI)

Em Itainópolis (PI), o deputado Severo Eulálio participou da inauguração da recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia PI-245, no trecho Itainópolis/Vera Mendes, e no entroncamento com a BR-407, que liga Picos a Itainópolis.

Além disso, celebrou a inauguração da nova Unidade Mista de Saúde, que oferecerá atendimento médico 24 horas, com serviços de telemedicina e médicos presenciais todos os dias, beneficiando não só Itainópolis, mas também os municípios vizinhos.

A população conta com essas importantes melhorias para a saúde e infraestrutura da região.

Governador Rafael Fonteles participa da inauguração de obras e serviços

Durante visita ao município de São José do Piauí, o governador Rafael Fonteles anunciou um projeto de desenvolvimento turístico que pretende transformar a região em um polo de ecoturismo e turismo de aventura. O principal destaque será a Capadócia Nordestina, um conjunto de formações rochosas imponentes e de grande valor geológico e paisagístico.

O governador ressaltou que o Governo do Estado investirá em parceria com a prefeitura e com o apoio da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para estruturar o turismo local e atrair visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

“Aqui temos a Capadócia Nordestina, com suas incríveis formações rochosas. Vamos lançar um programa de turismo para essa região”, afirmou Fonteles.

Formações rochosas e potencial turístico

As impressionantes formações rochosas da região remontam a mais de 380 milhões de anos, tendo sido moldadas ao longo dos séculos pela ação da água e do vento. Alguns paredões chegam a atingir 100 metros de altura, lembrando a famosa Capadócia, na Turquia, o que inspirou o nome “Capadócia Nordestina”.

O local já atrai turistas interessados em trilhas e aventura, mas ainda carece de uma estrutura turística consolidada. Com os investimentos previstos, o objetivo é potencializar essa vocação natural e transformar São José do Piauí em um destino obrigatório para os amantes do turismo ecológico e de exploração.

Infraestrutura e desenvolvimento local

O governador Rafael Fonteles e o deputado Severo Eulálio também destacaram a importância da infraestrutura viária para impulsionar o turismo. Entre as obras em andamento, a recuperação da PI 227 (que liga São José do Piauí a Inhuma) e da PI 245 (que conecta São José do Piauí a Sussuapara). As melhorias nas rodovias facilitarão o acesso dos turistas e contribuirão para o desenvolvimento econômico da região.

O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, celebrou a iniciativa e garantiu que o município trabalhará lado a lado com o governo estadual e com a Assembleia Legislativa na implementação do projeto.

“Estamos muito felizes com a determinação do governador Rafael Fonteles e do deputado Severo Eulálio em fortalecer o turismo em nosso município. Vamos trabalhar juntos para mostrar ao mundo o turismo de São José do Piauí e gerar mais emprego para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Uma nova atração turística no Piauí

Localizado a 296 km de Teresina, São José do Piauí já é conhecido por turistas que buscam experiências diferenciadas e paisagens exóticas. A Capadócia Nordestina, também chamada de Sítio Luz, Cidade Encantada ou Três Irmãos, se destaca como um destino que mistura misticismo, aventura e natureza preservada.

Com a formalização desse polo turístico e o apoio conjunto do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura, espera-se que a região ganhe mais visibilidade nacional e internacional, gerando oportunidades econômicas e fortalecendo a identidade do Piauí no cenário do turismo sustentável.

DEMOCRACIAS

Veja mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram pela primeira vez em seis anos — reacendendo as esperanças de uma redução das tensões entre as duas maiores economias do mundo
(PI) Governo elege como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e tenta atrair setor privado
Ministro Wellington Dias e comitiva da pasta participam da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global no Catar de 3 a 6 de novembro
Instrumento técnico reforça a atuação conjunta e prepara o Sistema Único de Assistência Social para emergências e crises climáticas, desde a prevenção até a reconstrução social
Policiais franceses ao lado da escada elevatória usada por ladrões para entrar no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro de 2025
Decisão do ministro Flávio Dino estende aos entes federados a obrigação de respeitar, na execução de emendas locais, modelo de transparência e rastreabilidade fixado a partir de decisões do STF
Segundo o entendimento que vem sendo construído por essa maioria, as nomeações não podem ocorrer se o nomeado não tiver aptidão técnica para o cargo, se for caracterizada fraude à legislação ou quando houver nepotismo cruzado.
Veja mais
(PI) As orientações foram destinadas para conselheiros e representantes de associações que atendem pessoas com deficiência