Flávio e Tarcísio derrotariam Lula no 2º turno, mostra Apex/Futura

Levantamento ouviu 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Por Editoria Democracias

Pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), derrotariam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventuais cenários de segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto.

Foram ouvidas 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03024/2026.

No primeiro cenário avaliado pelo levantamento, Flávio tem 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula. Votos em branco, nulos e “ninguém” somam 8,9%. Um percentual de 1,1% dos entrevistados não soube responder.

No segundo quadro, Tarcísio de Freitas marca 46,1%, enquanto Lula pontua 41,3%. Brancos, nulos e “ninguém” totalizam 10,2%. Já 2,3% não souberam responder.

Outros nove possíveis cenários de segundo turno foram testados. Neles, Lula surge numericamente atrás (mas empatado dentro da margem de erro) de figuras como os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Rejeição

A sondagem desta quinta-feira também aponta que o presidente Lula e o senador Flávio são os políticos mais rejeitados pelos eleitores no país.

O levantamento mostra que Lula é rejeitado por 51,7% do eleitorado, enquanto Flávio é desaprovado por 43,4%.

Em seguida, aparecem outros sete nomes — Eduardo Leite, Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Aldo Rebelo, Ronaldo Caiado e Renan Santos — empatados dentro da margem de erro, com índices de rejeição que variam de 12,8% a 15,7% (veja os detalhes no gráfico abaixo).

Ainda conforme os dados, 2,8% dos entrevistados rejeitam todos os nomes citados. Ao mesmo tempo, 0,9% diz não rejeitar ninguém. Já 2,1% não souberam ou não responderam.

DEMOCRACIAS

Veja mais

Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Lances podem ser realizados de forma online a partir de 29 de janeiro e a sessão está prevista para 3 de fevereiro
(SP) Tarcísio reforça a aliados que disputará reeleição em SP
Atuação de Toffoli incomoda ala do STF e ministros tentam blindar Tribunal | CNN Brasil
O filme recebeu as indicações de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura
Pedido apresentado por deputados da oposição se referia ao fato de o ministro do STF ter viajado em um jatinho junto com um dos advogados de executivos do banco.
Veja mais
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos",
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Pastor defendeu impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais