Governador do PI destaca benefícios da reforma tributária no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta quarta-feira (12) do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado pelo Governo Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante sua participação, ele abordou os impactos positivos da reforma tributária, destacando os avanços para União, estados e municípios, principalmente na correção de desigualdades históricas que […]

Por Editoria Democracias

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta quarta-feira (12) do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado pelo Governo Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante sua participação, ele abordou os impactos positivos da reforma tributária, destacando os avanços para União, estados e municípios, principalmente na correção de desigualdades históricas que penalizavam estados consumidores e na criação de um ambiente mais favorável para investimentos em infraestrutura.

“Temos que tranquilizar os prefeitos e prefeitas: nenhum município perderá arrecadação com a reforma tributária. A principal distorção era o fato de que o imposto sobre consumo no Brasil era dividido entre quem produzia e quem consumia, o que prejudicava estados consumidores, como o Piauí e outros do Nordeste. Agora, essa injustiça foi corrigida”, afirmou Fonteles.

Simplificação e aumento da arrecadação

Além da redistribuição mais justa dos tributos, o governador ressaltou que a reforma facilitará a cobrança e fiscalização dos impostos, reduzindo a complexidade do atual sistema.

“O emaranhado de impostos dificultava tanto a fiscalização quanto o pagamento das obrigações. Muitos municípios sequer possuem estrutura para arrecadar o ISS. Com a reforma, teremos um sistema moderno que permitirá uma arrecadação mais eficiente, beneficiando União, estados e municípios. Estima-se que, de maneira conservadora, a economia crescerá 10% do PIB, aumentando a arrecadação”, avaliou.

Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional e a nova lógica de incentivos

Outro ponto abordado por Rafael Fonteles foi a necessidade de regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, que substituirá a chamada “guerra fiscal” e terá um papel estratégico na redução das desigualdades entre as regiões.

“Esse fundo será fundamental para investimentos em infraestrutura e inovação, além de oferecer incentivos econômicos para atrair indústrias para regiões menos desenvolvidas”, explicou.

Construção coletiva da reforma

O governador também destacou o amplo processo de discussão que envolveu Congresso Nacional, setores privados, Governo Federal, governadores, secretários de Fazenda e especialistas ao longo dos anos.

“As grandes reformas do país levam tempo para serem concretizadas, e já estamos debatendo a regulamentação e ajustes necessários. O importante é que essa mudança estrutural trará ganhos para todos os entes federativos”, ressaltou Fonteles.

Presenças no evento

O painel contou ainda com a participação do secretário extraordinário para a Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e do deputado Reginaldo Lopes, um dos principais articuladores do tema no Congresso Nacional.

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como objetivo fortalecer a articulação entre ministérios, órgãos governamentais e prefeituras, oferecendo suporte aos novos gestores municipais. O evento, que ocorre ao longo de três dias, inclui mais de 170 atividades, com palestras, painéis e orientações sobre acesso a programas e investimentos.

DEMOCRACIAS

Veja mais

Dado foi divulgado pela Gestão em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Até o momento, mais de 42,7 milhões de CINs foram emitidas em todo o Brasil
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos", entre eles o Brasil.
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em R$ 800,35 na média nacional
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais
(PI) Da inclusão social à pré-candidatura para a Alepi
(PI) Durante a solenidade, o ex-secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi homenageado. Ele se despede do cargo para assumir