Governador do Piauí participa de Festival de Inverno no meio do povo

O governador do Piauí, Rafael Fonteles prestigiou, na noite dessa quinta-feira (19), no meio do povo, a abertura do 19º Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos culturais do Piauí. Com o tema “Natureza e música na mesma vibração”, a edição de 2025 tem uma programação que valoriza tanto artistas locais e […]

Por Editoria Democracias

RAFAEL FONTELES, GOVERNADOR DO PIAUÍ

O governador do Piauí, Rafael Fonteles prestigiou, na noite dessa quinta-feira (19), no meio do povo, a abertura do 19º Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos culturais do Piauí. Com o tema “Natureza e música na mesma vibração”, a edição de 2025 tem uma programação que valoriza tanto artistas locais e regionais quanto grandes nomes da música nacional. No primeiro dia, o público conferiu as apresentações de Marina Elali e Eduardo Lages, Baco Exu do Blues e Biquíni Cavadão.

O governador afirmou que esta edição do Festival de Inverno de Pedro II será a melhor da história. “É um evento que propõe não apenas entretenimento, mas também geração de trabalho, emprego e renda. É isso que nos motiva ainda mais para apoiar um evento como esse. Pedro II tem um potencial turístico e de economia criativa gigantescos, então, cada vez mais vamos unir forças para tornar o município um grande polo turístico, regional, nacional e internacional”, destacou Rafael.



Fonteles também anunciou novos investimentos para o turismo local. “Nós já pedimos para o secretário do Turismo fazer a análise orçamentária para realizarmos a licitação para a construção de um teleférico em Pedro II. Será um cartão postal adicional. O município também terá um aeródromo, importante para atrair investidores e para atender chamados do Samu aéreo”, concluiu o gestor.


Festival de Inverno movimenta economia local, fortalece o turismo e celebra a identidade de Pedro II

O secretário do Turismo, Daniel Oliveira, ressaltou a importância do Festival de Inverno para o desenvolvimento turístico e econômico do Piauí. “São 19 edições, e essa é a maior da história, com grandes atrações, mais empreendimentos chegando, a hotelaria se fortalecendo, gerando mais emprego e renda, e mostrando as belezas de Pedro II, do Piauí, para o Brasil e para o mundo”, afirmou o gestor.

O secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, também destaca que o festival é uma tradição que vai além da música. “Já são dezenove anos. Estamos caminhando para os vinte, e sabemos do impacto econômico que o festival tem não só em Pedro II, mas também em cidades vizinhas como Piripiri, onde os hotéis também já estão com alta demanda de hospedagem”, destaca o gestor, ressaltando ainda que cada real investido em cultura retorna à sociedade, beneficiando diretamente setores como o artesanato, a gastronomia e o ecoturismo.



O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, também reforçou o impacto econômico do evento para os negócios locais. “Por meio do Sebrae, nós estamos aqui com a Vila Empreendedora, onde temos 74 expositores, dos quais a metade são pessoas e empresas aqui de Pedro II. E temos a Vila Gastronômica também, com 10 empreendedores, nos quais também a metade são da cidade”, completou o gestor.

A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, destacou o impacto social e econômico do Festival de Inverno desde a sua criação em 2004. “A partir do festival, nós notamos o salto que Pedro II e toda essa região tiveram. Tivemos crescimento econômico, do comércio, em infraestrutura, e a autoestima do nosso povo aumentou”, afirmou a gestora.



Ela também comentou a expectativa de crescimento na movimentação financeira nesta edição. “Só na Vila Empreendedora, microempreendedores venderam mais de 600 mil reais em quatro dias no ano passado. E aí nós não estamos incluindo as hospedagens, restaurantes, lojas, boutiques e afins. A expectativa é que a movimentação econômica seja ainda maior neste ano”, concluiu a prefeita.


Programação

O festival segue até domingo (22), integrando música, arte, turismo e natureza. Além dos shows, o evento oferece espaços dedicados ao artesanato, gastronomia, ecoturismo e à tradicional produção de joias em opala, uma das principais riquezas naturais de Pedro II.

Entre as próximas atrações nacionais estão Xande de Pilares, Criolo, Nenhum de Nós, Samuel Rosa e Detonautas, além de bandas piauienses como Florais da Terra Quente, Alquimia Tropical, Retrohits, Alma Roots e Calango Joy.

A realização do 19º Festival de Inverno de Pedro II é do Governo do Estado do Piauí, por meio das secretarias da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Pedro II, Sebrae e Águia Produções.

O evento conta ainda com patrocínio da Lei Rouanet, do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e de empresas como Coca-Cola, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, com apoio do governo federal.

DEMOCRACIAS

Veja mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram pela primeira vez em seis anos — reacendendo as esperanças de uma redução das tensões entre as duas maiores economias do mundo
(PI) Governo elege como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e tenta atrair setor privado
Ministro Wellington Dias e comitiva da pasta participam da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global no Catar de 3 a 6 de novembro
Instrumento técnico reforça a atuação conjunta e prepara o Sistema Único de Assistência Social para emergências e crises climáticas, desde a prevenção até a reconstrução social
Policiais franceses ao lado da escada elevatória usada por ladrões para entrar no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro de 2025
Decisão do ministro Flávio Dino estende aos entes federados a obrigação de respeitar, na execução de emendas locais, modelo de transparência e rastreabilidade fixado a partir de decisões do STF
Segundo o entendimento que vem sendo construído por essa maioria, as nomeações não podem ocorrer se o nomeado não tiver aptidão técnica para o cargo, se for caracterizada fraude à legislação ou quando houver nepotismo cruzado.
Veja mais
(PI) As orientações foram destinadas para conselheiros e representantes de associações que atendem pessoas com deficiência