Bolsa para estudantes é aposta para evitar entrada de jovens no crime organizado, diz Lula

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (26) que o programa Pé de Meia, voltado a estudantes do Ensino Médio, é uma “aposta” do governo para evitar que jovens caiam no crime organizado. Durante evento no Palácio do Planalto para detalhar a iniciativa de incentivo estudantil, Lula voltou a dizer […]

Por Editoria Democracias

Bolsa para estudantes é aposta para evitar entrada de jovens no crime organizado, diz Lula

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (26) que o programa Pé de Meia, voltado a estudantes do Ensino Médio, é uma “aposta” do governo para evitar que jovens caiam no crime organizado.

Durante evento no Palácio do Planalto para detalhar a iniciativa de incentivo estudantil, Lula voltou a dizer que recursos repassados para o setor de educação não são gastos, mas investimentos.

Segundo o petista, o auxílio financeiro de R$ 200 mensais para estudantes que seguirem os critérios do programa poderá evitar que, no futuro, o governo invista em recursos no setor prisional e contra o crime organizado.

“Queria que vocês compreendessem a ideia de que investir em educação não é gasto. Ou seja, na verdade, o que estamos tentando fazer é evitar que esse dinheiro, que a gente está colocando em educação, seja no futuro colocado em prisões, seja colocado para recuperar jovem que não tem oportunidade e caiu no crime organizado”, disse.

Na sequência, o presidente completou: “O que estamos fazendo é exatamente isso, tentando dar chance para ver se permite que um jovem que tem 16 anos, 17 anos, por falta de perspectiva, vá para a droga, vá virar zumbi nas ruas das capitais, perambulando sem nenhum respeito da sociedade, sem perspectiva. Às vezes roubando o gás da casa dele para vender para comprar droga. O que estamos fazendo é uma aposta. Estamos tentando fazer antes que a gente perca esse jovem para o crime organizado”.

Pé de Meia

Nesta sexta, o governo detalhou o programa de incentivo a estudantes de baixa renda matriculados no Ensino Médio.

Segundo o Palácio do Planalto, cada aluno receberá R$ 200 ao efetivar a matrícula no início de cada ano letivo, mais nove parcelas de R$ 200 mensais, caso siga uma série de regras (veja quais mais abaixo).

Além disso, o governo também pagará R$ 1.000 na conclusão de cada ano letivo. Esse valor, porém, só poderá sacado quando o aluno concluir o Ensino Médio.

Também haverá um pagamento de R$ 200 para alunos do terceiro ano que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também só poderá ser sacado ao fim do Ensino Médio.

A ideia é que os pagamentos tenha início em março. De acordo com cálculos do Ministério da Educação (MEC), o custo geral de cada aluno é de R$ 9.200 por ano.

Quem terá direito?

O público-alvo do incentivo são estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com a família inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

Terão prioridade ao recebimento da bolsa aqueles estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 218 por pessoa.

A União terá um teto de R$ 20 bilhões com o programa até 2026. A expectativa é que o governo desembolse, anualmente, R$ 7 bilhões com a iniciativa.

O programa deve beneficiar cerca de 2,5 milhões de estudantes e será financiado por um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal.

Pelo projeto, para que um aluno tenha direito à bolsa, ele terá de seguir uma série de regras, como:

– efetivar a matrícula no início de cada ano letivo;

– ter uma frequência mínima de 80% do total de horas letivas para aprovação;

– concluir o ano letivo com aprovação;

– participar nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e exames de avaliação dos estados para o ensino médio;

– participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano letivo do ensino médio.

Estudantes entre 19 e 24 anos e que façam parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terão acesso ao benefício.

CNN

DEMOCRACIAS.com.br

Veja mais

(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de saúde e solidariedade para o público.
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.
(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
Veja mais
Ex-ministro do PT diz que governador do Piauí pode ganhar projeção nacional.