Em Teresina, delegados do G20 chegam a consenso sobre Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Documentos fundadores da proposta da presidência brasileira foram fechados durante o 3o encontro da Força-Tarefa e serão apresentados para ministros da área social de todos os países-membros do G20 em reunião que será realizada em julho no Rio de Janeiro. Detalhes sobre financiamento precisam ser alinhados com técnicos e ministros da Trilha de Finanças. “Saímos […]

Por Editoria Democracias

Documentos fundadores da proposta da presidência brasileira foram fechados durante o 3o encontro da Força-Tarefa e serão apresentados para ministros da área social de todos os países-membros do G20 em reunião que será realizada em julho no Rio de Janeiro. Detalhes sobre financiamento precisam ser alinhados com técnicos e ministros da Trilha de Finanças.

“Saímos daqui com a certeza de que o mundo terá uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza a partir de novembro, ao final da presidência brasileira do G20”. Com estas palavras, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), encerrou a reunião da Força-Tarefa de Combate à Fome e à Pobreza nesta sexta-feira (24) na cidade de Teresina, no estado brasileiro do Piauí.

A afirmação se deriva da convergência alcançada em relação aos termos de referência, marcos de governança e declarações de compromisso dos países para criação da Aliança, construída pelos integrantes das cerca de 50 delegações presentes ao encontro. De acordo com o ministro, os termos foram fechados por consenso, em dois documentos base, e aguardam o crivo financeiro que será feito por técnicos e autoridades da Trilha de Finanças – já que cada país tem suas próprias regras e legislações que precisam ser adaptadas e adequadas e diversos tipo de financiamento podem ser feitos, de acordo com suas condições.

A representante permanente junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a sul-africana Nosipho Nausca, reiterou o apoio das delegações sobre a importância do consenso em relação à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“Esperamos continuar o legado da presidência brasileira que está servindo de experiência, temos uma relação duradoura entre os dois países. Os desafios são bem específicos e o Brasil conceituou bem a questão da fome e da pobreza no mundo e está fazendo um bom programa para combater o problema”, afirmou.

Ela ressaltou que “a África do Sul está sendo inspirada pelo papel que o Brasil está fazendo e espera não deixar a bola cair”. O país vai suceder o Brasil na presidência do G20, a partir de 1º de dezembro deste ano.

INÍCIO DOS TRABALHOS — Uma plataforma digital online já está disponível para que os países que quiserem aderir à Aliança possam inserir programas e experiências comprovadamente exitosas para avaliação. Ou seja, a partir deste momento, propostas concretas já começam a ser desenhadas para que sejam implementadas logo após a criação da Aliança, que deve acontecer em novembro durante a Cúpula de Chefes de Estado dos países integrantes do G20.

A ideia é que países desenvolvidos, em desenvolvimento e os mais pobres atuem em conjunto na erradicação da fome e da pobreza. Facilitação no acesso a recursos, empréstimos a juros baixos, negociação de dívidas, transferência de tecnologia e capacitação técnica estão entre as possibilidades de apoio de países ricos e em desenvolvimento para que o objetivo seja alcançado.

O governador do estado do Piauí Rafael Fonteles participou da entrevista coletiva final para a imprensa e ressaltou o clima construtivo que imperou em toda a reunião, que começou no dia 22. “Saliento aqui a importância de pautar questões sociais nas discussões do G20, já que o fórum historicamente se preocupava mais com questões geopolíticas e financeiras”, lembrou.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de saúde e solidariedade para o público.
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.
(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
Veja mais
Ex-ministro do PT diz que governador do Piauí pode ganhar projeção nacional.