Desembargadora acusa advogado de usar IA para criar jurisprudências falsas

Uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) criticou um advogado pelo suposto uso de inteligência artificial para citar jurisprudências inexistentes em um Habeas Corpus. O caso foi relatado pela magistrada Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, da 5ª Câmara Criminal do TJ-SC, que classificou a prática como um ato de má-fé e […]

Por Editoria Democracias

Uma desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) criticou um advogado pelo suposto uso de inteligência artificial para citar jurisprudências inexistentes em um Habeas Corpus. O caso foi relatado pela magistrada Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, da 5ª Câmara Criminal do TJ-SC, que classificou a prática como um ato de má-fé e desrespeito ao tribunal.

Uso de IA para fundamentação jurídica questionado

O episódio ocorreu durante a análise de um Habeas Corpus impetrado em favor de um homem acusado de ameaça no contexto de violência doméstica. A defesa solicitava a revogação de medidas protetivas impostas à vítima.

Ao analisar a petição, a desembargadora Schaefer afirmou que o documento apresentava indícios de ter sido gerado por inteligência artificial, especialmente pela citação de jurisprudências inexistentes. Na decisão monocrática, a magistrada advertiu o advogado pela tentativa de induzir o tribunal ao erro ao utilizar precedentes fictícios como reforço argumentativo.

Manutenção das medidas protetivas

No mérito do caso, a relatora rejeitou o argumento de que a prorrogação das medidas protetivas de urgência (MPUs)por tempo indeterminado seria desproporcional. Segundo a magistrada, não houve constrangimento ilegal na manutenção das restrições previstas na Lei Maria da Penha.

Schaefer embasou sua decisão no Tema Repetitivo 1.249 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estabelece que a duração das MPUs deve estar vinculada à persistência do risco à vítima, podendo ser fixadas por prazo indeterminado.

Além disso, a desembargadora destacou que a avaliação da necessidade de revogação das medidas cabe à autoridade impetrada, pois está mais próxima dos fatos e do contexto de risco à vítima.

O processo tramita sob o número 5001175-27.2025.8.24.0000 no TJ-SC.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais