Recorde nacional: abrir uma empresa no Piauí leva apenas 16 minutos!

O Estado do Piauí alcançou, em abril, um novo patamar em eficiência administrativa ao reduzir o tempo médio necessário para o registro de empresas para 16 minutos, superando seu próprio desempenho anterior, que era de 45 minutos. As informações são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios […]

Por Editoria Democracias

O Estado do Piauí alcançou, em abril, um novo patamar em eficiência administrativa ao reduzir o tempo médio necessário para o registro de empresas para 16 minutos, superando seu próprio desempenho anterior, que era de 45 minutos. As informações são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com esse avanço, o Piauí mantém-se na vanguarda do cenário nacional, consolidando sua posição como o estado mais ágil do país no processo de legalização empresarial, destacando-se como referência em desburocratização e dinamismo para novos empreendedores.

Esse desempenho expressivo reflete a atuação estratégica da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), aliada às políticas públicas do governo de Rafael Fonteles, voltadas à modernização dos serviços, ampliação do acesso digital, e ao incentivo à cultura empreendedora no estado. A conjugação entre investimento em tecnologia, capacitação contínua dos servidores e integração institucional tem sido determinante para este cenário favorável.

Inovação e fortalecimento do ambiente de negócios

Segundo Alzenir Porto, presidente da Jucepi, a entidade busca constantemente aprimorar os procedimentos para tornar o processo de abertura empresarial mais ágil e confiável, respondendo às demandas dos empresários locais.

O encurtamento do tempo de formalização tem impacto direto na economia estadual, pois favorece o surgimento de novos empreendimentos, além de estimular a geração de empregos e renda. Essa performance coloca o Piauí entre os estados com maior estrutura para apoiar a expansão do setor produtivo nacional.

Neste mês de abril, batemos o nosso próprio recorde: agora, são apenas 16 minutos para constituir uma empresa no estado. Isso é o Piauí! Isso é resultado de um governo comprometido, de um gestor que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios, enxergando o que queremos: um Piauí forte, seguro e com uma economia cada vez mais crescente”, enfatizou.

O uso da inteligência artificial nos fluxos operacionais da Jucepi tem sido um diferencial significativo. Em fase experimental, a aplicação da IA na triagem dos processos registra índice de precisão superior a 90%, o que representa um salto qualitativo nas análises administrativas.

Outro recurso que contribui para esse novo cenário é o portal Gov.Pi Empresas, que reúne mais de 250 serviços online, disponíveis de forma contínua, em uma plataforma intuitiva, que permite reduzir custos operacionais e minimizar falhas no processo de abertura empresarial.

Com uma estratégia voltada à inovação e ao suporte eficaz, a Jucepi mantém seu compromisso com a promoção de um ambiente de negócios ágil, seguro e atrativo para todos que desejam investir no Piauí.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais