Concurso Ministério das Cidades: pedido é enviado para 105 vagas

O Ministério das Cidades confirmou o envio de um novo pedido de autorização para concurso público, com o objetivo de preencher 105 vagas efetivas de nível superior. A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e, no momento, está em análise. Distribuição das Vagas Solicitadas: Cargo Quantidade de Vagas […]

Por Editoria Democracias

O Ministério das Cidades confirmou o envio de um novo pedido de autorização para concurso público, com o objetivo de preencher 105 vagas efetivas de nível superior. A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e, no momento, está em análise.

Distribuição das Vagas Solicitadas:

Cargo Quantidade de Vagas
Analista Técnico-Administrativo 70
Arquiteto 10
Assistente Social 3
Contador 3
Economista 5
Engenheiro 10
Geólogo 2
Sociólogo 2
Total 105

Todas as oportunidades são destinadas a profissionais com formação superior completa.

Motivação do Pedido

Na justificativa encaminhada, o ministério destaca que a solicitação busca recompor a força de trabalho, considerando as novas atribuições da pasta, estabelecidas pelo Decreto nº 11.468, de 5 de abril de 2023, além de enfrentar o déficit significativo de servidores.

“Até o momento, o pedido permanece em análise pelo MGI, não havendo decisão definitiva sobre a autorização”, informou a pasta em comunicado oficial no dia 17 de junho.

Participação no CNU 2025

O Ministério das Cidades também está contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, com 15 vagas já autorizadas, distribuídas da seguinte forma:

  • Arquiteto: 3 vagas
  • Contador: 2 vagas
  • Engenheiro: 10 vagas

O órgão reforça que, caso o novo pedido seja aprovado, há interesse em incluir as vagas no modelo do CNU 2025, ampliando o acesso de candidatos de todo o país.

Histórico de Pedidos e Estruturação

Desde sua recriação, em janeiro de 2023 — após ter sido fundido ao Ministério do Desenvolvimento Regional durante o governo anterior —, o Ministério das Cidades já havia protocolado, em 2023, um pedido para 292 vagas, que foi atualizado para 240 vagas em 2024, sem retorno definitivo até o momento.

O órgão é atualmente comandado pelo ministro Jader Barbalho Filho, que tem reforçado a necessidade de reforço no quadro de servidores para garantir a execução das políticas públicas ligadas à habitação, saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento regional.

Último Concurso: 2013

O último concurso do Ministério ocorreu em 2013, oferecendo 130 vagas — sendo:

  • 50 para nível superior, com destaque para cargos como analista técnico-administrativo, contador e economista;
  • 80 para nível médio, especialmente para agente administrativo.

Na época, a seleção foi organizada pela Cetro Concursos, com provas realizadas exclusivamente em Brasília (DF).

Próximos Passos

O pedido, embora formalizado, depende de análise técnica e orçamentária do MGI, que avaliará a viabilidade da autorização. Todos os órgãos federais tiveram até 31 de maio para enviar solicitações, mas o envio não garante automaticamente o aval.

Resumo

  • Pedido: 105 vagas para nível superior;
  • Status: Em análise pelo MGI;
  • Possibilidade de inclusão no CNU 2025, que já conta com 15 vagas autorizadas para o Ministério das Cidades;
  • Último concurso: 2013, com 130 vagas.

DEMOCRACIAS

Veja mais

Dado foi divulgado pela Gestão em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Até o momento, mais de 42,7 milhões de CINs foram emitidas em todo o Brasil
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos", entre eles o Brasil.
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em R$ 800,35 na média nacional
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais
(PI) Da inclusão social à pré-candidatura para a Alepi
(PI) Durante a solenidade, o ex-secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi homenageado. Ele se despede do cargo para assumir