Piauí: o estado que asfaltou os caminhos dos piauienses

(PI) Piauí protagonizou uma expansão sem precedentes na sua malha rodoviária. Com recursos públicos e forte investimento em infraestrutura, o governo estadual executou pavimentações e recuperações que transformaram estradas antes precárias em verdadeiros corredores de desenvolvimento

Por Editoria Democracias

O Piauí protagonizou uma expansão sem precedentes na sua malha rodoviária. Com recursos públicos e forte investimento em infraestrutura, o governo estadual, sob a gestão do governador Rafael Fonteles (PT), executou pavimentações e recuperações que transformaram estradas antes precárias em verdadeiros corredores de desenvolvimento.

Impactos socioeconômicos

A pavimentação e recuperação das estradas têm impacto direto na vida dos piauienses e de milhares de pessoas que usam as rodovias estaduais do Piauí. Regiões agrícolas se beneficiam com o escoamento mais eficiente de grãos, enquanto áreas rurais ganham maior acesso a serviços de saúde, educação e comércio. A infraestrutura rodoviária também estimula o turismo, reduzindo o tempo de deslocamento entre cidades e aumentando a conectividade.

Além disso, a melhoria da malha favorece a segurança viária: novos trechos recebem sinalização horizontal e vertical e o revestimento asfáltico moderno (como o CBUQ) garante maior durabilidade e menor necessidade de reparos frequentes.

Manutenção e sustentabilidade das obras

O governo do Piauí também reforça a manutenção. Em 2023, mais de 2.400 km receberam serviços de conservação, incluindo roçadas, limpeza, pintura de sinalização e tapa-buracos.

Também foram tomadas medidas de fiscalização para garantir que o asfalto entregue tenha vida útil longa, evitando desgastes prematuros.

Reconhecimento externo

O bom estado das rodovias piauienses não passou despercebido. A CNT destacou o Piauí como líder no Nordeste em trechos de rodovias considerados “ótimos ou bons”, o que reforça a qualidade dos investimentos feitos.

Esse reconhecimento fortalece a imagem do estado como referência em infraestrutura para a região Norte-Nordeste.

Números que impressionam: o avanço do asfalto

  • Entre 2023 e 2024, foram 330 km pavimentados e 263 km recuperados nas rodovias da região dos cerrados do Piauí, segundo dados do DER-PI, com aporte de R$ 1,1 bilhão.
  • No Norte do estado, o DER-PI celebra a recuperação de 600 km de estradas estaduais em apenas 1 ano e 3 meses de gestão, informou a Secretaria de Governo.
  • Em 2023, o DER-PI reportou a melhoria de 5.069,13 km da malha rodoviária com intervenções variadas (recuperação, manutenção, conservação).
    • Desse total, 2.366,36 km corresponderam à restauração e manutenção asfáltica.
    • Foram 284 km novos de estrada construídos, pavimentando antigos trechos de terra ou piçarra.
  • No Litoral do Piauí (Planície Litorânea), 99,20 km receberam asfalto novo em 2023, dentro de ações que envolveram recapeamento, restauração e conservação.
  • Em termos de extensão total, a malha rodoviária estadual do Piauí ultrapassa 13 mil km, dos quais 8.823 km são pavimentados, informou a Assembleia Legislativa do Piauí.
  • No ranking da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Piauí aparece como o primeiro estado do Norte/Nordeste em percentual de trechos rodoviários “bons ou ótimos” (39,6 %).

Investimentos e obras estratégicas

Grande parte desse esforço se concentra em rodovias estratégicas para o escoamento de produção agrícola e para a integração entre regiões. Um exemplo emblemático é a PI-392, a chamada “Rodovia da Soja”, com 53,05 km pavimentados.

Na PI-397 (Transcerrados), foram pavimentados 144 km pela PPP Transcerrados, além de outros 71 km sob responsabilidade do DER-PI, consolidando essa rota como importante via logística.

Também vale destacar a PI-247, entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, onde estão sendo recuperados 119 km de rodovia com revestimento asfáltico CBUQ, drenagem e sinalização.

Além disso, com mais de R$ 51 milhões investidos em 2024, o governo realizou o melhoramento de 58 km de rodovias nas PIs 482 e 353.

Desafios à frente

Apesar dos avanços, há desafios. A escala da malha ainda é enorme — mais de 13 mil km — e manter isso tudo em boas condições exige recursos contínuos. A aprendizagem recai sobre a sustentabilidade das políticas de conservação, a priorização das rotas mais estratégicas e a transparência na execução das obras.

Outro ponto sensível é assegurar que o asfalto chegue a locais ainda mais remotos e socialmente vulneráveis, ampliando o impacto para além das rotas principais.

O Piauí, de fato, está construindo novos caminhos para o seu povo. A combinação de pavimentação, recuperação e manutenção rodoviária nos últimos anos representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas uma aposta no futuro: mobilidade mais segura, economia mais dinâmica e comunidades mais conectadas. No balanço final, cada quilômetro asfaltado se traduz em oportunidade — para o agronegócio, para o turismo, para famílias que antes viviam isoladas — e solidifica o Piauí como um estado que ousou transformar seus caminhos.

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