Adersinho e Deoclides podem garantir o desenvolvimento de Porto Franco, no Maranhão

O observatório político e social do Portal Democracias realiza análises sobre o desenvolvimento de diversas cidades em todo o Brasil. Foi possível encontrar informações relevantes sobre uma cidade do interior do Estado do Maranhão que faz divisa, através do Rio Tocantins, com a cidade de Tocantinópolis, no Tocantins. Essa cidade é Porto Franco (MA) que […]

Por Editoria Democracias

Porto Franco (MA) Ex-prefeito Adersinho e atual prefeito Deoclides

O observatório político e social do Portal Democracias realiza análises sobre o desenvolvimento  de diversas cidades em todo o Brasil. Foi possível encontrar informações relevantes sobre uma cidade do interior do Estado do Maranhão que faz divisa, através do Rio Tocantins, com a cidade de Tocantinópolis, no Tocantins. Essa cidade é  Porto Franco (MA) que se destacou por seu desenvolvimento humano e social nas últimas décadas. É um município promissor que se difere de várias outras cidades por seu potencial político e organizacional. Conseguiu promover expressiva melhoria e bem estar da população nas áreas da saúde, educação, moradia, segurança, emprego, economia, transporte e estrutura.

Porto Franco possui dois personagens ilustres que contribuíram para o desenvolvimento dessa cidade: Deoclides Macedo e Aderson Marinho Filho.

Deoclides é advogado, foi prefeito do município de Porto Franco, no Maranhão, em 1993. Em 1999, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado. Foi secretario de desenvolvimento Metropolitano de São Luís em 2003.  Em 2005, voltou a assumir a prefeitura de Porto Franco, sendo reeleito em 2008 (2009-2012).  Atualmente, Deoclides é o prefeito de Porto Franco.

Aderson Marinho Filho, popularmente conhecido como Adersinho, comerciante e filho do renomado farmacêutico Aderson Marinho, foi inspirado a entrar na política por amigos de infância, como o vereador e ex-prefeito Erivaldo Marinho. Ele foi eleito vereador de Porto Franco em 1996 e 2000 e serviu como vice-prefeito em 2004 e 2008, compondo a chapa vitoriosa com Deoclides Macedo. Adersinho foi prefeito de Porto Franco de 2013 a 2016.

A administração de Adersinho como vice-prefeito e prefeito em vários momentos da cidade é amplamente reconhecida pelas transformações estruturais significativas que trouxe a Porto Franco.  Porto Franco se tornou uma cidade de reconhecimento nacional, atraindo empresas e se firmando como um polo educacional e estrutural após a gestão de Adersinho e Deoclides.

Entre as conquistas de Adersinho estão a construção de escolas e creches de tempo integral e a realização do sonho da casa própria para milhares de famílias. Os serviços públicos de Porto Franco funcionam bem e atendem às necessidades da comunidade. As obras realizadas incluem o Parque de Exposição, o Cais do Porto, o Mercado Municipal e o Hospital e Maternidade Aderson Marinho.

Deoclides Macedo, atual prefeito, já afirmou que Adersinho sempre foi um companheiro fiel durante quase oito anos de administração. Segundo ele, nada foi feito no município sem a participação ativa de Adersinho, escolha democrática da população, baseada em pesquisas quantitativas e qualitativas. A união de Adersinho e Deoclides é considerada essencial, e a única, para garantir a continuidade do desenvolvimento da cidade de Porto Franco.

As obras de revitalização promovidas durante a gestão de Adersinho incluem a Avenida Demétrio Milhomem, a Praça Anízio Bandeira, a Praça do Coco e várias unidades escolares. Na área da saúde, foram construídos postos de saúde nos bairros Vila Nova, Corina, São Francisco e nos assentamentos Maravilha e Coité, além da criação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Academia da Saúde.

Na habitação, Adersinho entregou 500 casas do programa Minha Casa, Minha Vida na Vila Expansão e na Vila Esperança, beneficiando centenas de famílias. No setor educacional, destacam-se a Escola de Tempo Integral Paulo Freire, a Escola Infantil de Tempo Integral Professora Nicinha e a implantação do IFMA – Instituto Federal do Maranhão em Porto Franco.

Deoclides Macedo, declarou que Adersinho sempre honrou a educação e a cultura do povo portofranquino. Ele reforçou a importância de dar continuidade ao trabalho realizado, garantindo a implementação de novos projetos que beneficiarão a população. Deoclides e Adersinho acreditam que somente a união de suas forças políticas pode assegurar o progresso contínuo de Porto Franco.

A gestão de Adersinho foi marcada pela modernização do Estádio de Futebol Manoel Panelada, com gramado irrigado, iluminação e arquibancada coberta, além da construção do Campus Universitário Darcy Ribeiro e da criação do Distrito Agroindustrial. A Sala do Empreendedor e o Centro do Produtor Rural e da Agricultura Familiar são outras conquistas significativas.

A administração também ampliou o cemitério municipal, construiu o Complexo da Integração no Entroncamento e inaugurou a Passarela da Integração para os bairros. A Sede da Assistência Social e o Ginásio Poliesportivo são exemplos de investimentos em infraestrutura que beneficiam diretamente a comunidade.

Adersinho e Deoclides já demonstraram compromisso com o desenvolvimento sustentável de Porto Franco, promovendo a construção de dezenas de poços artesianos na zona rural e espaços de lazer com praças e parquinhos, como na Vila Esperança. Essas iniciativas não apenas melhoraram a qualidade de vida, mas também fortaleceram a coesão social.

Deoclides Macedo e Adersinho, com suas trajetórias políticas e administrativas, mostraram-se capazes de transformar Porto Franco em uma cidade modelo no Maranhão com características de cidade de regiões d. A continuidade desse desenvolvimento depende da colaboração entre ambos, unindo experiência, visão e comprometimento com a população.

É inegável que Porto Franco tem muito a ganhar com a continuidade da parceria entre Adersinho e Deoclides. A cidade já colheu frutos significativos dessa colaboração e, com a confiança da população, poderá alcançar ainda mais realizações.

Existe um sentimento muito forte de grande parte da população de Porto Franco para o retorno de Adersinho à vice-prefeitura da cidade para colaborar com o atual prefeito Deoclides. A continuidade dessa parceria é fundamental para garantir um futuro de prosperidade para todos os portofranquinos.

DEMOCRACIAS

Veja mais

“O povo pobre não quer muita coisa. Ele não quer ficar viajando não sei para onde. O que ele quer é garantir que ele vai ter comida todo dia, que vai ter um lugarzinho para morar. Que os filhos vão
Governo preparou um ato com cara de campanha eleitoral para sancionar projeto que isenta IR, principal aposta de Lula para se reeleger
(PI) Dados da Receita Federal apontam que cerca de 84 mil piauienses passam a ser isentos do IRPF com a atualização da faixa.
(PI) Piauí protagonizou uma expansão sem precedentes na sua malha rodoviária. Com recursos públicos e forte investimento em infraestrutura, o governo estadual executou pavimentações e recuperações que transformaram estradas antes precárias em verdadeiros corredores de desenvolvimento
a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) delineia diversas condutas puníveis, com vistas a evitar e responsabilizar danos ao meio ambiente. Entre elas está o delito de poluição, previsto no artigo 54, que vem estimulando debates expressivos entre juristas
Debates, apresentação de programas, reuniões bilaterais, anúncio de recursos, lançamento de livro e visitas a comunidades locais integraram a agenda do MDS e do ministro Wellington Dias na Conferência do Clima
Mandado de prisão preventiva foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que citou risco de fuga e violação de tornozeleira; aliados do Planalto evitam comentar caso
Veja mais
O Piauí escreveu neste domingo (30) um dos capítulos mais importantes da sua história esportiva. Pela primeira vez, um time
Entenda como vai funcionar faixa de descontos e taxação de fortunas de quem ganha acima de R$ 600 mil por
Indicador subiu entre todos os portes de empresas pelo segundo mês consecutivo
Mudanças foram detalhadas em coletiva nesta sexta (28) e incluem novas regras para nomenclatura das instituições, além do lançamento da
(PI) O resultado de outubro também foi positivo. O estado registrou 2.693 novos postos de trabalho com carteira assinada, uma
“O povo pobre não quer muita coisa. Ele não quer ficar viajando não sei para onde. O que ele quer
Governo preparou um ato com cara de campanha eleitoral para sancionar projeto que isenta IR, principal aposta de Lula para
Veja mais