Crise do agro e Plano Safra: “Nós superamos”, diz Haddad

A crise entre o governo federal e o setor agropecuário, gerada pela suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, foi superada, conforme declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nesta segunda-feira (24/2), em entrevista coletiva realizada em São Paulo. O ministro esteve presente na abertura do evento “P3C – PPPs e Concessões: […]

Por Editoria Democracias

A crise entre o governo federal e o setor agropecuário, gerada pela suspensão das linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, foi superada, conforme declarou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nesta segunda-feira (24/2), em entrevista coletiva realizada em São Paulo.

O ministro esteve presente na abertura do evento “P3C – PPPs e Concessões: Investimentos em Infraestrutura no Brasil”, promovido pela B3, onde representantes dos setores público e privado discutiram concessões e parcerias voltadas à infraestrutura.

Na última sexta-feira (21/2), Haddad anunciou que o governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adotaria uma Medida Provisória (MP) para liberar um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões, garantindo a continuidade do Plano Safra. A decisão atendeu a uma determinação de Lula, que exigiu uma solução imediata para evitar descontinuidade no programa.

Após o evento da B3, Haddad reafirmou que a questão foi solucionada.

“Nós superamos. Falei pessoalmente com os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e encontramos um caminho satisfatório para evitar a descontinuidade das linhas de crédito”, declarou o ministro.

Haddad explicou que a não aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional interfere na execução financeira, pois as regras orçamentárias são rígidas e válidas por períodos específicos. No entanto, ele minimizou impactos futuros, destacando a expectativa de que o Congresso aprove o Orçamento logo após o Carnaval.

Suspensão das linhas de crédito

A paralisação das linhas de crédito do Plano Safra foi motivada pelo atraso na aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso, o que levou o Tesouro Nacional a suspender os repasses. Para resolver o impasse, o presidente Lula dialogou com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, resultando na decisão de editar a MP para garantir a continuidade do financiamento agropecuário.

O ministro assegurou que a liberação dos recursos respeita os limites do arcabouço fiscal, e os bancos já foram informados sobre a regularização dos créditos.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais