Fuvest 2024: estudante encara viagem de 20 horas para fazer a prova da 1ª fase em São Carlos

Cícero Wolney, de 17 anos, busca uma vaga em arquitetura e urbanismo na USP. Os mais de 800 km de trajeto não desanimaram o jovem neste domingo (19).

Por Editoria Democracias

Cícero Wolney, de 17 anos, busca uma vaga em arquitetura e urbanismo na USP. Os mais de 800 km de trajeto não desanimaram o jovem neste domingo (19).

 

O estudante Cícero Wolney, de 17 anos, encarou uma viagem de 20 horas para prestar a 1ª fase da Fuvest, neste domingo (19), em São Carlos (SP). Natural de Campo Grande (MS), foram mais 800 km de trajeto para tentar uma vaga em arquitetura e urbanismo.

Ele está entre os 1.989 candidatos que fazem a prova na Unicep. No município, 2.590 inscritos são esperados.

Nesta etapa, os participantes devem responder 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Os portões abrem às 12h. O exame terá início às 13h e cinco horas de duração.

Busca por vaga em arquitetura após visita

Ele vai tentar uma vaga pela Fuvest e pelo SiSu. A escolha do curso foi depois de uma visita da escola estadual a São Carlos.

"Eu fui um dos alunos escolhidos para esse passeio e visitei a universidade. Eu gostei e fiquei com isso na cabeça, de que eu queria vir para cá e por isso que tentei aqui. Eu estou confiante", disse.

Ele veio sozinho, mas os pais estão na torcida à distância. Depois das 5 horas de prova, ele volta para MS na noite deste domingo e só chegará em casa na tarde de segunda (20).

Ao todo, 110.399 pessoas, sendo 99.573 candidatos e 10.826 treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio), buscam uma das 8.147 vagas oferecidas pela universidade para o ano letivo de 2024.

As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

g1
 

DEMOCRACIAS.com.br

Veja mais

(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de saúde e solidariedade para o público.
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.
(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
Veja mais
Ex-ministro do PT diz que governador do Piauí pode ganhar projeção nacional.