Governador do PI escolhe Zé Santana como titular da nova Secretaria do Trabalho

O chefe do Executivo piauiense, Rafael Fonteles, oficializou nesta segunda-feira (19) a escolha de José Santana, atual presidente da Agespisa, para liderar a recém-criada Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. A nomeação será formalizada após a aprovação da minirreforma administrativa atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado. Santana, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), […]

Por Editoria Democracias

O chefe do Executivo piauiense, Rafael Fonteles, oficializou nesta segunda-feira (19) a escolha de José Santana, atual presidente da Agespisa, para liderar a recém-criada Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego. A nomeação será formalizada após a aprovação da minirreforma administrativa atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado. Santana, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), também figura como pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal.

A proposta de reestruturação administrativa prevê a criação de uma nova pasta voltada exclusivamente à implementação e à coordenação das políticas públicas de emprego e geração de renda no Piauí. Entre as mudanças também está o restabelecimento da Secretaria de Comunicação Social, que terá como responsável Marcelo Noleto, recém-empossado na Coordenação de Comunicação do governo estadual.



Além disso, a atual Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) será reformulada e passará a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Social, com o intuito de alinhar-se às diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), comandado pelo ex-governador piauiense Wellington Dias.

Em declaração à imprensa, Rafael Fonteles destacou a importância das mudanças.

“Olha, é uma pequena mudança para adequar o governo federal. O governo federal tem o Ministério do Trabalho e Empregos, então, Secretaria do Trabalho e Empregos para potencializar cada vez mais os cursos profissionalizantes para quem já saiu da idade escolar. Nós estamos universalizando a escola de tempo integral com educação profissional e técnica. Atende a esse público de 15 a 18 anos. Mas quem já passou dessa idade, não está mais na escola, os cursos profissionalizantes são muito. Importante, nós vamos potencializar muito com o recurso do governo do estado e com o recurso do governo federal”, afirmou.

Fonteles também reiterou a confirmação de José Santana como o nome à frente da nova estrutura governamental.

“O secretário sendo aprovado será o Santana, que sairá da AGESPISA, a AGESPISA está encerrando suas atividades e ele será secretário de trabalho e emprego”, concluiu.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais