Governador Rafael Fonteles entrega modernização de Escola de Tempo Integral no interior do PI

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular

Por Editoria Democracias

O Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram neste sábado (11) a reforma e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dona Maria Antonieta Torres dos Reis Veloso, em Valença. A unidade recebeu investimento superior a R$ 3,6 milhões em obras de ampliação, climatização e modernização.

Durante a visita, estudantes apresentaram projetos desenvolvidos em diversas áreas do conhecimento. No laboratório de informática, o professor de Robótica e seus alunos exibiram o “Braço Robótico Articulado Mecânico-Elétrico para Sustentabilidade Ambiental”.

O grupo do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas apresentou o projeto vencedor do Seduckathon, o “Sistema de Acompanhamento de Presença Escolar Inteligente”, que utiliza tecnologia para modernizar o controle de frequência dos alunos. Os estudantes, recém-chegados de um intercâmbio na Coreia do Sul, destacaram que o objetivo agora é transformar a ferramenta em uma startup voltada à inovação educacional.

“A experiência na Coreia nos mostrou como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática no dia a dia da escola. Queremos aperfeiçoar o sistema e criar uma startup para que outras escolas também possam usar a ferramenta”, afirmou o estudante Max Keven de Sousa França, um dos integrantes da equipe.

No laboratório de Ciências, alunos de Biologia apresentaram o “EcoSabão: sustentabilidade na escola” e, na biblioteca, foi exposto o “AprendendoRedação.com”, que incentiva a leitura e a produção de textos. Também foram visitadas a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Sala Piauí Saúde Digital.

O governador destacou o avanço das obras educacionais em todo o Estado. “Mais que obras estruturantes, estamos investindo na qualidade da nossa educação. O Piauí já alcançou a 4ª posição nacional e o 1º lugar no Nordeste no ranking da educação pública, e a meta é atingir a nota máxima no Ideb. Com essa equipe maravilhosa e estudantes brilhantes, temos certeza de que vamos chegar lá”, afirmou Rafael Fonteles.

O Secretário Washington Bandeira reforçou o compromisso da Seduc com a modernização da rede. “É mais uma escola de Tempo Integral reformada, ampliada, climatizada e com quadra de esportes. É o Padrão Ouro da Seduc. Aqui no Vale do Sambito, a revolução na educação está em pleno curso”, disse.

A diretora do CETI, Elisângela Melo, celebrou o esforço coletivo. “Cada servidor, desde o vigia até as merendeiras e professores, sonhou em ver essa escola como ela está hoje. É gratificante entregar aos alunos e à comunidade uma estrutura que eles merecem”, afirmou.

A estudante Maria Luiza Kardoso, da 3ª série do Ensino Médio, acompanhou toda a reforma. “A biblioteca e o auditório estão incríveis. A biblioteca, especialmente, dá ainda mais vontade de estudar. É um ambiente que nos motiva a aprender”, contou.

Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular.

A inauguração marca mais uma etapa da transformação educacional do Piauí, que prevê obras em todas as escolas de ensino médio até 2026.

DEMOCRACIAS

Veja mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram pela primeira vez em seis anos — reacendendo as esperanças de uma redução das tensões entre as duas maiores economias do mundo
(PI) Governo elege como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e tenta atrair setor privado
Ministro Wellington Dias e comitiva da pasta participam da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global no Catar de 3 a 6 de novembro
Instrumento técnico reforça a atuação conjunta e prepara o Sistema Único de Assistência Social para emergências e crises climáticas, desde a prevenção até a reconstrução social
Policiais franceses ao lado da escada elevatória usada por ladrões para entrar no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro de 2025
Decisão do ministro Flávio Dino estende aos entes federados a obrigação de respeitar, na execução de emendas locais, modelo de transparência e rastreabilidade fixado a partir de decisões do STF
Segundo o entendimento que vem sendo construído por essa maioria, as nomeações não podem ocorrer se o nomeado não tiver aptidão técnica para o cargo, se for caracterizada fraude à legislação ou quando houver nepotismo cruzado.
Veja mais
(PI) As orientações foram destinadas para conselheiros e representantes de associações que atendem pessoas com deficiência