Governo da Bahia desapropria espaço cultural no Pelourinho, em Salvador

A Casa 14, reconhecida como um dos principais polos culturais do Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), foi alvo de desapropriação pelo governo da Bahia na última sexta-feira (28). Na ocasião, artistas e baianas de receptivo protestaram contra o que denominaram “despejo” do imóvel histórico promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da […]

Por Editoria Democracias

A Casa 14, reconhecida como um dos principais polos culturais do Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), foi alvo de desapropriação pelo governo da Bahia na última sexta-feira (28). Na ocasião, artistas e baianas de receptivo protestaram contra o que denominaram “despejo” do imóvel histórico promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão subordinado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Localizado na Rua Frei Vicente, nº 14, o casarão é sede, há duas décadas, da RES Inexplicata e da Sole Produções, instituições que promovem acolhimento a grupos artísticos profissionais e amadores.

As entidades também organizam eventos culturais expressivos no centro histórico, como o Flipelô, o São João do Centro Histórico, o Natal Salvador e o Projeto Viva o Centro. “Todos esses eventos são calendarizados e exercem grande impacto cultural e econômico para a região”, destacaram as fundações em comunicado.

O Ipac informou que a cessão gratuita do imóvel está vencida desde 2017 e que o espaço vem sendo ocupado pela RES Inexplicata sem qualquer contrapartida financeira.

Por outro lado, a produtora Simone Carrera, à frente da RES Inexplicata e da Sole Produções, relatou que o funcionamento do espaço é mantido com recursos próprios e que existem dificuldades em dialogar com o governo para renovar o termo de cessão.

“Desde a saída do antigo diretor do Ipac, João Carlos, enfrentamos barreiras para tratar da renovação da cessão. Sem alternativa, buscamos apoio judicial para evitar a perda deste patrimônio cultural que tanto agrega à cena artística do estado”, explicou Carrera.

Ela acrescentou que, nos eventos pagos, os valores são simbólicos: “Encaro isso como uma forma de retribuição ao mercado cultural baiano pelo que ele me proporcionou”.

O Ipac esclareceu que a medida integra um plano de regularização de imóveis no centro histórico de Salvador, em atendimento a uma solicitação do Ministério Público da Bahia. “O plano busca regularizar todos os espaços comerciais ou institucionais ocupados de forma irregular”, frisou.

Em 2023, após vistoria, o órgão decidiu reformar o casarão e, desde então, notificou a fundação para uma desocupação voluntária, sem sucesso.

Os ocupantes receberam prazo de 15 dias para a retirada dos bens móveis. Caso não cumpram o prazo, o Ipac realizará a remoção.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais