Governo da Bahia desapropria espaço cultural no Pelourinho, em Salvador

A Casa 14, reconhecida como um dos principais polos culturais do Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), foi alvo de desapropriação pelo governo da Bahia na última sexta-feira (28). Na ocasião, artistas e baianas de receptivo protestaram contra o que denominaram “despejo” do imóvel histórico promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da […]

Por Editoria Democracias

A Casa 14, reconhecida como um dos principais polos culturais do Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), foi alvo de desapropriação pelo governo da Bahia na última sexta-feira (28). Na ocasião, artistas e baianas de receptivo protestaram contra o que denominaram “despejo” do imóvel histórico promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão subordinado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Localizado na Rua Frei Vicente, nº 14, o casarão é sede, há duas décadas, da RES Inexplicata e da Sole Produções, instituições que promovem acolhimento a grupos artísticos profissionais e amadores.

As entidades também organizam eventos culturais expressivos no centro histórico, como o Flipelô, o São João do Centro Histórico, o Natal Salvador e o Projeto Viva o Centro. “Todos esses eventos são calendarizados e exercem grande impacto cultural e econômico para a região”, destacaram as fundações em comunicado.

O Ipac informou que a cessão gratuita do imóvel está vencida desde 2017 e que o espaço vem sendo ocupado pela RES Inexplicata sem qualquer contrapartida financeira.

Por outro lado, a produtora Simone Carrera, à frente da RES Inexplicata e da Sole Produções, relatou que o funcionamento do espaço é mantido com recursos próprios e que existem dificuldades em dialogar com o governo para renovar o termo de cessão.

“Desde a saída do antigo diretor do Ipac, João Carlos, enfrentamos barreiras para tratar da renovação da cessão. Sem alternativa, buscamos apoio judicial para evitar a perda deste patrimônio cultural que tanto agrega à cena artística do estado”, explicou Carrera.

Ela acrescentou que, nos eventos pagos, os valores são simbólicos: “Encaro isso como uma forma de retribuição ao mercado cultural baiano pelo que ele me proporcionou”.

O Ipac esclareceu que a medida integra um plano de regularização de imóveis no centro histórico de Salvador, em atendimento a uma solicitação do Ministério Público da Bahia. “O plano busca regularizar todos os espaços comerciais ou institucionais ocupados de forma irregular”, frisou.

Em 2023, após vistoria, o órgão decidiu reformar o casarão e, desde então, notificou a fundação para uma desocupação voluntária, sem sucesso.

Os ocupantes receberam prazo de 15 dias para a retirada dos bens móveis. Caso não cumpram o prazo, o Ipac realizará a remoção.

DEMOCRACIAS

Veja mais

Dado foi divulgado pela Gestão em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Até o momento, mais de 42,7 milhões de CINs foram emitidas em todo o Brasil
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos", entre eles o Brasil.
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em R$ 800,35 na média nacional
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais
(PI) Da inclusão social à pré-candidatura para a Alepi
(PI) Durante a solenidade, o ex-secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi homenageado. Ele se despede do cargo para assumir