Lula concede a Rafael Fonteles a mais alta condecoração da diplomacia nacional

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi agraciado com a insígnia de Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, distinção máxima outorgada pelo Estado brasileiro no campo das relações diplomáticas. A honraria foi oficializada nesta quinta-feira (22) por meio de publicação no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A […]

Por Editoria Democracias

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi agraciado com a insígnia de Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, distinção máxima outorgada pelo Estado brasileiro no campo das relações diplomáticas. A honraria foi oficializada nesta quinta-feira (22) por meio de publicação no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963 pelo então presidente João Goulart, homenageia o Barão do Rio Branco, ícone da diplomacia brasileira, e é conferida pelo Ministério das Relações Exteriores a personalidades que prestaram relevantes serviços ao país, no Brasil ou no exterior. A distinção é composta por cinco graus hierárquicos: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz — sendo esta última a mais elevada.

Nesta edição, mais de cem personalidades foram contempladas com a comenda, incluindo artistas, parlamentares, governadores e ministros de Estado. Apenas nove foram admitidos na classe Grã-Cruz:

  • Alexandre Rabello de Faria, almirante e chefe do setor nuclear da Marinha;

  • Clécio Luís (Solidariedade), governador do Amapá;

  • Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ);

  • Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia;

  • Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência;

  • Milton Nascimento, cantor e compositor;

  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário;

  • Rafael Tajra Fonteles (PT), governador do Piauí;

  • Vital do Rêgo, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

A honraria simboliza o reconhecimento à contribuição pública, política e institucional dos homenageados. No caso de Fonteles, a outorga reforça sua projeção no cenário político nacional e destaca sua atuação à frente do Executivo estadual.

A entrega da medalha, cuja cerimônia ainda será divulgada, representa não apenas um tributo simbólico, mas também um marco na valorização de lideranças regionais com impacto além das fronteiras estaduais.

DEMOCRACIAS


Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais
Corte entende que restrição da Súmula Vinculante 13 não se aplica a funções de natureza política