Mais de 40% dos profissionais desejam mudar de carreira em 2025, aponta pesquisa

Um estudo realizado pela plataforma Catho revelou que 42% dos trabalhadores brasileiros planejam mudar de carreira em 2025. O levantamento, feito com mais de cinco mil profissionais, foi divulgado com exclusividade pela CNN e destaca que essa tendência é mais expressiva entre pessoas com idades entre 26 e 35 anos, grupo no qual 46% manifestaram […]

Por Editoria Democracias

Um estudo realizado pela plataforma Catho revelou que 42% dos trabalhadores brasileiros planejam mudar de carreira em 2025. O levantamento, feito com mais de cinco mil profissionais, foi divulgado com exclusividade pela CNN e destaca que essa tendência é mais expressiva entre pessoas com idades entre 26 e 35 anos, grupo no qual 46% manifestaram o desejo de migrar para outra área.

Por outro lado, a intenção de mudança é menos comum entre trabalhadores acima dos 66 anos e aqueles com menos de 18 anos.

O movimento acontece em um contexto de mercado de trabalho aquecido no Brasil. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação do país atingiu 6,6%, o menor índice desde o início da série histórica em 2012.

Principais motivos para a transição de carreira

A qualidade de vida foi apontada como o principal fator que impulsiona a mudança profissional, sendo citada por 42,7%dos entrevistados. Em seguida, aparecem plano de carreira e aumento salarial, além da busca por um ambiente de trabalho mais saudável e novos desafios.

Para Fabio Maeda, diretor de vendas B2C, marketing e produtos da Catho, o desejo de mudança está ligado ao momento de amadurecimento profissional:

“Vemos que o desejo de migrar de área é mais intenso entre os profissionais em fases cruciais da carreira, como aqueles entre 26 e 35 anos, que frequentemente estão buscando crescimento ou maior satisfação profissional”, explicou.

Desafios para a mudança de profissão

Apesar do desejo de transição, muitos profissionais encontram dificuldades no processo. A falta de qualificação para atuar em uma nova área foi apontada como o maior obstáculo, mencionada por 35% dos participantes. Além disso, 12%relataram preocupação com a insegurança financeira durante a mudança de carreira.

O estudo evidencia a crescente preocupação dos trabalhadores em alinhar suas expectativas pessoais e profissionais, reforçando a importância da capacitação e do planejamento financeiro para uma transição bem-sucedida.

Democracias

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais