OIT reduz projeção de empregos globais em meio a tensões econômicas e comerciais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência da ONU especializada em trabalho e emprego, revisou para baixo sua estimativa de crescimento do emprego global em 2025, refletindo os impactos das tensões geopolíticas, desaceleração econômica e interrupções no comércio mundial. Divulgado nesta quarta-feira (28), o relatório da entidade projeta um aumento de 1,5% no emprego global […]

Por Editoria Democracias

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência da ONU especializada em trabalho e emprego, revisou para baixo sua estimativa de crescimento do emprego global em 2025, refletindo os impactos das tensões geopolíticas, desaceleração econômica e interrupções no comércio mundial.

Divulgado nesta quarta-feira (28), o relatório da entidade projeta um aumento de 1,5% no emprego global este ano, equivalente à criação de 53 milhões de postos de trabalhosete milhões a menos do que a previsão anterior.

Motivos da Revisão

O ajuste decorre da redução na projeção de crescimento econômico mundial, que caiu de 3,2% para 2,8%, segundo a OIT. A entidade destaca que o cenário atual é moldado por um conjunto de fatores adversos:

  • Conflitos armados persistentes;
  • Reconfiguração das cadeias produtivas globais;
  • Aumento das barreiras comerciais;
  • Realinhamentos geoeconômicos.

Risco de Perda de Empregos

O relatório alerta ainda para a vulnerabilidade de 84 milhões de empregos em 71 países, altamente dependentes da demanda do mercado consumidor dos Estados Unidos. Nações como Canadá e México estão entre as mais expostas a esses riscos, dada sua intensa integração econômica com os EUA.

Declaração Oficial

Segundo o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, a tendência é preocupante:

“Se as tensões geopolíticas e os entraves ao comércio persistirem, e se não forem enfrentados os desafios estruturais que estão redefinindo o mundo do trabalho, os impactos negativos sobre os mercados laborais globais serão inevitáveis.”


Cenário Global Desafiador

A OIT reforça que o atual ambiente econômico, pressionado por choques externos e incertezas políticas, compromete tanto o ritmo de geração de empregos quanto a qualidade das vagas oferecidas, especialmente em economias emergentes e países dependentes de cadeias globais de valor.


DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais