Rafael Fonteles elogia cooperação entre Governo Federal e municípios

Durante a abertura do 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Piauí, realizada nesta quarta-feira (26), em Teresina, o governador Rafael Fonteles sublinhou a relevância do alinhamento entre os entes federativos como instrumento para melhorar a gestão pública e viabilizar a liberação de recursos concentrados no governo central. Segundo Fonteles, a […]

Por Editoria Democracias

Durante a abertura do 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Piauí, realizada nesta quarta-feira (26), em Teresina, o governador Rafael Fonteles sublinhou a relevância do alinhamento entre os entes federativos como instrumento para melhorar a gestão pública e viabilizar a liberação de recursos concentrados no governo central.

Segundo Fonteles, a descentralização efetiva depende do envolvimento ativo dos ministérios nos estados e de um diálogo constante com as administrações municipais. “Existe uma centralização significativa de verbos na União. Por isso, o contato direto dos ministérios com os estados e a proximidade com os municípios selecionados para agilizar os repasses e fortalecer a administração pública”, apontou.

O chefe do Executivo estadual elogiou ainda a postura do governo federal, que demonstrou disposição em apoiar as administrações locais sem distinções partidárias. “É essencial que a União se coloque à disposição. O governo do presidente Lula tem dado provas dessa intenção de colaborar cada vez mais com estados e municípios, independentemente do partido ao qual pertença o prefeito ou a prefeita”, declarou.

A iniciativa integra uma série de eventos organizados em todo o país pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com o objetivo de qualificar gestores públicos e ampliar o conhecimento sobre transferências de recursos, financiamento e boas práticas de governança, promovendo maiores articulações institucionais entre as três esferas governamentais.

Durante o encontro, a secretária adjunta da pasta federal, Kathyana Buonafina, destacou a mudança de postura no repasse de palavras públicas. “Antes, os repasses eram feitos sem acompanhamento contínuo. Agora, buscamos uma gestão mais participativa, com transparência desde o início das transferências. Isso facilita a prestação de contas e reforça a atuação conjunta em benefício da população”, explicou.

Fortalecimento de compromissos no Piauí

O Fórum também compôs a programação final dos Pactos pelo Piauí , ação conjunta entre os governos estaduais e federais voltada à formalização de compromissos com os municípios para a ampliação do acesso a serviços públicos essenciais.

Nesta etapa, os municípios participantes apoiaram os Termos de Adesão aos sete pactos temáticos, que abrangem áreas estratégicas como saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento básico, defesa civil e inovação na gestão.

A prefeita de Pimenteiras e representante da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Lúcia Lacerda, destacou a importância do Fórum para os gestores municipais. “A maioria das prefeituras enfrenta dificuldades para acessar recursos de convênios. Esse espaço é fundamental para troca de experiências e construção de soluções conjuntas. É um ato de compromisso com a boa governança e com a cidadania”, afirmou.

Durante a cerimônia, os coordenadores estaduais da Rede de Parcerias no Piauí, Márcio Sampaio e Gabriela Vasconcelos, foram homenageados com um troféu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na promoção dos fóruns regionais, reforçando a importância da integração federativa para o fortalecimento da administração pública.

O 30º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Piauí foi organizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Governo, Planejamento e Relações Sociais, com execução do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A iniciativa teve ainda o apoio da APPM e o patrocínio do Sebrae Piauí.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
45 das 52 instituições brasileiras caíram de classificação na edição deste ano; 360 das melhores universidades do mundo são chinesas
(PI) Somente na zona Leste da capital, nas três edições do OPA, foram eleitas 46 propostas com um investimento de mais de R$ 27,6 milhões.
(PI) Em Manoel Emídio, Rafael Fonteles confirma revitalização do Rio Gurguéia e destaca investimentos de R$ 9,3 milhões em obras estruturantes
Veja mais
(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.