Robert Francis Prevost é eleito papa e adota o nome de Leão XIV

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A decisão foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (8), após a tradicional fumaça branca emergir da Capela Sistina, sinalizando o consenso do conclave. O pontífice, pertencente à ordem dos agostinianos e identificado […]

Por Editoria Democracias

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. A decisão foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (8), após a tradicional fumaça branca emergir da Capela Sistina, sinalizando o consenso do conclave.

O pontífice, pertencente à ordem dos agostinianos e identificado com posturas progressistas, é considerado próximo ao papa Francisco. Ele surgiu na varanda central da Basílica de São Pedro após ser proclamado pelo cardeal Dominique Mamberti e, diante de milhares de fiéis, pronunciou seu primeiro discurso como sucessor de Pedro.

“A paz esteja com todos vocês. Essa é a saudação de Cristo ressuscitado. Desejo que essa mensagem penetre profundamente em seus corações”, declarou o recém-eleito papa Leão XIV.

Em sua fala, o novo pontífice sinalizou a intenção de manter a orientação pastoral de seu predecessor:

“Almejamos ser uma Igreja sinodal, em movimento, comprometida com a paz, a caridade e a proximidade, especialmente com os que sofrem”, afirmou.

Natural de Chicago, Prevost torna-se o primeiro papa originário dos Estados Unidos, um país majoritariamente protestante. Sua trajetória clerical, no entanto, foi consolidada no Peru, onde desempenhou funções pastorais de destaque. Durante o discurso inaugural, pronunciou trechos em espanhol, prestando homenagem à Diocese peruana, e inovou ao utilizar outro idioma além do italiano em sua primeira aparição como pontífice.

Ele também agradeceu ao papa anterior:

“Obrigado, papa Francisco”, disse, reconhecendo o legado de seu antecessor.

A eleição de Leão XIV se deu no segundo dia do conclave, mantendo a média das escolhas de 2005 e 2013. Com 133 cardeais com direito a voto — número superior ao do último conclave —, havia previsão de que o processo fosse mais prolongado. A primeira rodada de votação, ocorrida na quarta-feira (7), resultou em fumaça preta, indicando impasse.

A proclamação de “habemus papam” aconteceu pouco mais de uma hora após a fumaça branca, encerrando o período da Sé Vacante, iniciado com a morte do papa Francisco, há 17 dias. O pontífice argentino faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, após uma longa internação por pneumonia.

Durante seus 12 anos de papado, Francisco promoveu transformações significativas, aproximando a instituição eclesiástica das comunidades e ampliando o diálogo com os fiéis — que somam mais de 1,3 bilhão, mas que vêm diminuindo gradativamente.

A Praça de São Pedro ficou tomada por cerca de 45 mil pessoas no momento do anúncio. Os fiéis, munidos de celulares e movidos por fé e curiosidade, aguardaram em silêncio reverente pela definição, rompido por aplausos esporádicos à medida que o ritual se desenrolava.

Bastidores do Conclave

O início do conclave foi marcado por uma votação inconclusiva na quarta-feira (7), quando a primeira fumaça preta sinalizou que nenhum dos candidatos havia obtido os dois terços dos votos necessários. A sessão deliberativa começou após a missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, realizada publicamente na Basílica de São Pedro.

O Vaticano divulgou imagens exclusivas dos preparativos na Capela Sistina, destacando a solene estrutura litúrgica montada para o evento decisivo.

A escolha de Leão XIV marca o início de um novo ciclo para a Igreja Católica, que se verá desafiada a manter a relevância global da instituição e a dialogar com um mundo em convulsão geopolítica, num cenário de conflitos armados e retrocessos sociais. Resta saber até que ponto o novo pontífice ampliará ou manterá a agenda progressista traçada por seu antecessor.

DEMOCRACIAS

Veja mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram pela primeira vez em seis anos — reacendendo as esperanças de uma redução das tensões entre as duas maiores economias do mundo
(PI) Governo elege como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e tenta atrair setor privado
Ministro Wellington Dias e comitiva da pasta participam da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global no Catar de 3 a 6 de novembro
Instrumento técnico reforça a atuação conjunta e prepara o Sistema Único de Assistência Social para emergências e crises climáticas, desde a prevenção até a reconstrução social
Policiais franceses ao lado da escada elevatória usada por ladrões para entrar no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro de 2025
Decisão do ministro Flávio Dino estende aos entes federados a obrigação de respeitar, na execução de emendas locais, modelo de transparência e rastreabilidade fixado a partir de decisões do STF
Segundo o entendimento que vem sendo construído por essa maioria, as nomeações não podem ocorrer se o nomeado não tiver aptidão técnica para o cargo, se for caracterizada fraude à legislação ou quando houver nepotismo cruzado.
Veja mais
(PI) As orientações foram destinadas para conselheiros e representantes de associações que atendem pessoas com deficiência