SEID cumpre todas as metas do plano de governo e apresenta avanços no PI

(PI) Secretário Mauro Eduardo destacou conquistas da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência durante reunião com o governador Rafael Fonteles

Por Editoria Democracias

O secretário da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, apresentou nesta terça-feira (27), no Palácio de Karnak, em Teresina (PI), os resultados das ações desenvolvidas pela pasta nos últimos anos. O balanço foi exposto ao governador Rafael Fonteles durante a reunião de monitoramento do Grupo de Desenvolvimento Social I.

Na ocasião, Mauro Eduardo ressaltou que a Seid alcançou 100% das metas previstas no plano de governo, consolidando-se como referência nacional em políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência.

Avanços e projetos da Seid


Nos últimos anos, a Seid estruturou um conjunto de programas e serviços que ampliaram o acesso da população a direitos básicos. Entre os principais destaques estão:

  • Centro de Reabilitação: expansão e fortalecimento de unidades para atendimento multiprofissional em saúde, com foco em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia.
  • Programa Viver Sem Limite: ações de capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, garantindo autonomia e independência financeira.
  • Esporte e Inclusão: incentivo a modalidades paradesportivas, oferecendo suporte técnico e materiais esportivos para atletas com deficiência.
  • Educação Inclusiva: articulação com escolas da rede estadual para implementação de salas de recursos multifuncionais e formação de professores em Libras e Braille.
  • Tecnologia Assistiva: distribuição de cadeiras de rodas, próteses, órteses e equipamentos de acessibilidade que favorecem a mobilidade e a comunicação.

Desdobramentos

O governador Rafael Fonteles destacou que os resultados refletem o compromisso da gestão estadual com políticas de inclusão. Segundo ele, a atuação da Seid demonstra que o Piauí está avançando de forma consistente na garantia de direitos e na promoção da dignidade da pessoa com deficiência.

Mauro Eduardo acrescentou que o próximo passo será a ampliação das parcerias com municípios piauienses, a fim de descentralizar serviços e aproximar ainda mais a Seid da população.

“Cumprir todas as metas do plano de governo é resultado de um esforço conjunto. Agora, vamos expandir ainda mais nossas ações para que nenhum piauiense com deficiência fique sem atendimento”, afirmou o secretário.

Com os avanços apresentados, a Seid consolida seu papel estratégico na construção de uma sociedade mais inclusiva, reforçando o protagonismo das pessoas com deficiência no desenvolvimento social do Estado.

 

Veja mais

(PI) Caminhada da Fraternidade representa valores que unem os piauienses e reforçam o compromisso com a solidariedade.
(PI) Evento contou com grandes atrações nacionais, transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e ações de saúde e solidariedade para o público.
(PI) Governo do Estado investirá mais de R$ 10 milhões em programas para os 224 municípios piauienses.
(PI) Foram entregues 114 títulos definitivos de propriedade por meio do programa Essa Terra Agora é Minha e certificados de 10 obras executadas pelo OPA
(PI) MDS já investiu no Piauí R$ 46 milhões na aquisição de 161 veículos, nos modelos van com acessibilidade, micro-ônibus com acessibilidade e caminhonete, destinados principalmente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Presidente lança Tela Brasil no Rio de Janeiro em sua sétima viagem ao estado de Flávio Bolsonaro neste ano
Evento em Nova York destacou a indústria como elo estratégico para investimentos e cooperação bilateral.
Veja mais
Ex-ministro do PT diz que governador do Piauí pode ganhar projeção nacional.