Militares podem ser denunciados pela PGR por participação em trama golpista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está finalizando a denúncia contra 27 militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal (PF). O indiciamento atinge nomes de alta patente das Forças Armadas, incluindo seis generais da reserva, um almirante e oficiais de diferentes patentes. A peça de acusação pode ser apresentada em breve, […]

Por Editoria Democracias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está finalizando a denúncia contra 27 militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal (PF). O indiciamento atinge nomes de alta patente das Forças Armadas, incluindo seis generais da reserva, um almirante e oficiais de diferentes patentes. A peça de acusação pode ser apresentada em breve, intensificando a crise de confiança nas Forças Armadas, que já registram baixa aprovação em pesquisas recentes.

De acordo com levantamento do Atlas, divulgado nesta semana, apenas 24% da população confia nas Forças Armadas. O Datafolha de dezembro de 2024 apontou que 34% dos brasileiros ainda confiam nos militares, enquanto 24% manifestam desconfiança.

A denúncia pode incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), capitão reformado do Exército, e ex-ministros do governo, como Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Oliveira (Defesa).

Acusações contra os militares

Segundo a Polícia Federal, os indiciados teriam participado de uma trama com o objetivo de manter Bolsonaro no poder por meio de um golpe de Estado, o que configuraria os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O plano incluía a restrição do Poder Judiciário e o impedimento da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lista de militares que podem ser denunciados pela PGR

Oficiais de alta patente

Jair Bolsonaro – Capitão reformado e ex-presidente

Braga Netto – General da reserva e ex-ministro da Casa Civil

Augusto Heleno – General da reserva e ex-ministro do GSI

Mario Fernandes – General da reserva

Estevam Theophilo – General da reserva

Nilton Diniz Rodrigues – General da reserva

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira – General da reserva e ex-ministro da Defesa

Almir Garnier Santos – Almirante da reserva e ex-comandante da Marinha

Outros militares indiciados

Mauro Cid – Tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Marcelo Costa Câmara – Coronel da reserva

Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros – Tenente-coronel

Laércio Vergílio – Coronel da reserva

Ailton Gonçalves Moraes Barros – Capitão reformado

Cleverson Ney Magalhães – Coronel

Fabrício Moreira de Bastos – Coronel

Giancarlo Gomes Rodrigues – Subtenente

Ângelo Martins Denicoli – Major da reserva

Bernardo Romão Corrêa Neto – Coronel

Alexandre Castilho Bitencourt da Silva – Coronel

Anderson Lima de Moura – Coronel

Carlos Giovani Delevati Pasini – Coronel da reserva

Ronald Ferreira de Araújo Júnior – Tenente-coronel

Hélio Ferreira Lima – Tenente-coronel

Guilherme Marques Almeida – Tenente-coronel

Rafael Martins de Oliveira – Major

Rodrigo Bezerra Azevedo – Tenente-coronel

Aparecido Andrade Portela – Tenente

Impacto da denúncia

O indiciamento de militares de alta patente em um esquema para subverter a ordem democrática pode gerar novas tensões institucionais e aumentar o desgaste das Forças Armadas perante a opinião pública. A possível inclusão de Bolsonaro na denúncia também pode ter consequências políticas significativas, já que o ex-presidente enfrenta outros processos que podem torná-lo inelegível e criminalmente responsabilizado.

O avanço da investigação reforça a postura da PGR e da PF em responsabilizar os envolvidos, enquanto o meio militar aguarda a repercussão do caso e eventuais desdobramentos jurídicos.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais