Musk lança Grok 3, nova IA com maior capacidade de raciocínio e menos erros

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento do Grok 3, uma nova versão do seu chatbot que promete competir diretamente com ChatGPT e DeepSeek, o modelo chinês que vem ganhando espaço no mercado global. O Grok 3 traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, o Grok […]

Por Editoria Democracias

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento do Grok 3, uma nova versão do seu chatbot que promete competir diretamente com ChatGPT e DeepSeek, o modelo chinês que vem ganhando espaço no mercado global.

O Grok 3 traz avanços significativos em relação ao seu antecessor, o Grok 2, lançado em agosto de 2024. De acordo com Musk, a nova IA tem dez vezes mais capacidade computacional, tornando-se mais precisa e poderosa.

Por enquanto, apenas assinantes do plano X Premium Plus, que custa US$ 40 mensais (cerca de R$ 230), terão acesso antecipado ao Grok 3. Já a versão anterior continua disponível gratuitamente na rede social X e no site oficial da xAI.

Principais novidades do Grok 3

O Grok 3 chega com novas tecnologias que visam reduzir erros e “alucinações”, problema comum em IAs generativas que levam à criação de respostas imprecisas ou enganosas. Entre as novidades, estão:

Mecanismos de autocorreção para evitar respostas erradas.

Modo “Think”, que exibe o processo de pensamento do chatbot ao receber um comando, recurso já presente em ChatGPT e DeepSeek.

Modo “Big Brain”, voltado para tarefas complexas que exigem maior poder computacional.

“Deep Search”, um novo mecanismo de pesquisa para aprimorar a precisão das respostas.

Suporte para interações por voz, tecnologia já presente no ChatGPT, mas ainda indisponível no Grok.

“O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito potentes. Nos testes que fizemos até agora, ele está superando tudo que foi lançado, que conhecemos, então isso é um bom sinal”, afirmou Musk durante a Cúpula Mundial de Governos de Dubai, na semana passada.

Disputa no mercado de IA e rivalidade com Sam Altman

O lançamento do Grok 3 acontece em um momento de forte competição no setor de inteligência artificial. A DeepSeek, empresa chinesa, vem desafiando as gigantes americanas ao lançar um modelo de baixo custo e alta qualidade, o que ameaça a liderança dos EUA na tecnologia.

O Grok 3 também entra em confronto direto com o ChatGPT, reacendendo a rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI e ex-colaborador do bilionário.

Musk e seu envolvimento político nos EUA

Além do avanço tecnológico, o anúncio do Grok 3 acontece no momento em que Musk utiliza sua influência para reestruturar e desmantelar agências federais nos Estados Unidos. Com poderes concedidos pelo presidente Donald Trump, ele está promovendo cortes drásticos em órgãos que supervisionam setores do seu império empresarial, que inclui X (antigo Twitter), Tesla e SpaceX.

Essas mudanças têm gerado preocupações sobre possíveis conflitos de interesse, uma vez que muitas das agências afetadas regulam diretamente as atividades de suas empresas.

Com o Grok 3, Musk não apenas amplia sua presença no mercado de inteligência artificial, mas também reforça sua influência em setores estratégicos nos Estados Unidos e no cenário global de tecnologia.

DEMOCRACIAS

Veja mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, se reuniram pela primeira vez em seis anos — reacendendo as esperanças de uma redução das tensões entre as duas maiores economias do mundo
(PI) Governo elege como prioritárias as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, e tenta atrair setor privado
Ministro Wellington Dias e comitiva da pasta participam da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social e da Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global no Catar de 3 a 6 de novembro
Instrumento técnico reforça a atuação conjunta e prepara o Sistema Único de Assistência Social para emergências e crises climáticas, desde a prevenção até a reconstrução social
Policiais franceses ao lado da escada elevatória usada por ladrões para entrar no Museu do Louvre, em Paris, em 19 de outubro de 2025
Decisão do ministro Flávio Dino estende aos entes federados a obrigação de respeitar, na execução de emendas locais, modelo de transparência e rastreabilidade fixado a partir de decisões do STF
Segundo o entendimento que vem sendo construído por essa maioria, as nomeações não podem ocorrer se o nomeado não tiver aptidão técnica para o cargo, se for caracterizada fraude à legislação ou quando houver nepotismo cruzado.
Veja mais
(PI) As orientações foram destinadas para conselheiros e representantes de associações que atendem pessoas com deficiência