O governo federal tem demonstrado apoio público ao fim da escala 6×1, reconhecendo uma demanda popular significativa sobre o tema. No entanto, existem complexidades e desafios consideráveis para a efetiva implementação dessa mudança.
“A mobilização em torno dessa pauta tem ganhado força, especialmente em um momento de relevância eleitoral. Contudo, há uma diferença substancial entre o apoio retórico e a capacidade de transformar essa proposta em realidade”, afirma a analista de Política da CNN.
Para que a mudança na escala seja aprovada, será necessário um esforço significativo de articulação no Congresso Nacional. Isso inclui não apenas negociações com parlamentares, mas também possível destinação de recursos e liberação de emendas parlamentares, demandando um considerável capital político do governo.
“Tem muita nebulosidade em cima dessa questão. Ou o governo decide defender essa pauta publicamente, apostando na pressão da opinião pública para influenciar o Congresso, ou opta por manter o tema no campo do discurso até depois das eleições”, afirma Clarissa.
A indefinição sobre o real comprometimento com a pauta tem gerado questionamentos sobre a estratégia governamental. Enquanto manifestações e discursos públicos indicam um posicionamento favorável à mudança, a concretização da proposta ainda permanece cercada de incertezas quanto à sua efetiva implementação.
DEMOCRACIAS