Se as eleições para o Governo do Estado do Piauí ocorressem hoje, o atual chefe do Executivo estadual, Rafael Fonteles (PT), garantiria sua reeleição com folgada maioria. É o que revela a mais recente sondagem do Instituto Amostragem, realizada entre os dias 12 e 15 de julho.
Segundo o levantamento, Fonteles conquistaria 83,74% dos votos válidos em um cenário em que enfrenta a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas) e o ex-parlamentar federal Mainha (PL). Nesse mesmo cenário, Margarete aparece com 10,69% e Mainha obtém 5,5%.
O percentual de votos válidos considera apenas os entrevistados que declararam uma escolha de voto, desconsiderando indecisos e aqueles que preferiram não manifestar sua intenção eleitoral.
Quando a disputa é apenas entre Rafael Fonteles e Margarete Coelho, o governador atinge 85,75% da preferência, enquanto a adversária registra 14,25%. Já em um cenário apenas com Mainha, Fonteles amplia ainda mais a vantagem, alcançando 88,46% contra 11,54% do ex-deputado.
A pesquisa, encomendada pelo Grupo Meio de Comunicação, ouviu 1.137 pessoas em 49 cidades piauienses, abrangendo todas as regiões do estado. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
DEMOCRACIAS