Piauí lança SoberanIA, primeira plataforma de Inteligência Artificial criada no Brasil

O governador Rafael Fonteles (PT) oficializou, nesta quarta-feira (25/06), o lançamento da SoberanIA, reconhecida como a primeira plataforma de inteligência artificial integralmente concebida no Brasil e administrada por um ente federativo estadual. O sistema será operado diretamente pelo Governo do Piauí, com ênfase na soberania digital e na proteção das informações públicas. Diferenciando-se de outras […]

Por Editoria Democracias

O governador Rafael Fonteles (PT) oficializou, nesta quarta-feira (25/06), o lançamento da SoberanIA, reconhecida como a primeira plataforma de inteligência artificial integralmente concebida no Brasil e administrada por um ente federativo estadual. O sistema será operado diretamente pelo Governo do Piauí, com ênfase na soberania digital e na proteção das informações públicas.

Diferenciando-se de outras soluções tecnológicas disponíveis no mercado, a SoberanIA foi desenvolvida exclusivamente em língua portuguesa e será abastecida com bases de dados confiáveis e nacionais, eliminando a dependência de multinacionais do setor. “Trata-se de uma proposta estruturada para consolidar a autonomia digital do país, com impacto direto na administração pública e no cotidiano da população”, afirmou Fonteles durante o evento de apresentação.

 

O projeto está sob responsabilidade do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). Conforme detalhou o titular da pasta, André Macedo, mais de 50 especialistas já participam do desenvolvimento da plataforma, número que deve atingir 200 profissionais em curto prazo.

A meta do Executivo estadual é utilizar a inteligência artificial como instrumento de democratização do acesso aos serviços públicos, por meio de um ambiente interativo que possibilitará comunicação direta entre o cidadão e os órgãos governamentais. “Estamos implementando um modelo de administração digital, com menos entraves burocráticos e maior eficiência na prestação de serviços”, pontuou Macedo.

De acordo com Ellen Gera, dirigente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), embora a SoberanIA ainda esteja em fase experimental, sua aplicação inicial já contempla setores estratégicos como saúde, segurança e educação. A previsão é de que, em breve, o sistema seja estendido para o uso geral da sociedade.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais