Início » Piauí lança SoberanIA, primeira plataforma de Inteligência Artificial criada no Brasil

Piauí lança SoberanIA, primeira plataforma de Inteligência Artificial criada no Brasil

(PI) Projeto está sob responsabilidade do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA).

por Editoria Democracias

O governador Rafael Fonteles (PT) oficializou, nesta quarta-feira (25/06), o lançamento da SoberanIA, reconhecida como a primeira plataforma de inteligência artificial integralmente concebida no Brasil e administrada por um ente federativo estadual. O sistema será operado diretamente pelo Governo do Piauí, com ênfase na soberania digital e na proteção das informações públicas.

Diferenciando-se de outras soluções tecnológicas disponíveis no mercado, a SoberanIA foi desenvolvida exclusivamente em língua portuguesa e será abastecida com bases de dados confiáveis e nacionais, eliminando a dependência de multinacionais do setor. “Trata-se de uma proposta estruturada para consolidar a autonomia digital do país, com impacto direto na administração pública e no cotidiano da população”, afirmou Fonteles durante o evento de apresentação.

 

O projeto está sob responsabilidade do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA). Conforme detalhou o titular da pasta, André Macedo, mais de 50 especialistas já participam do desenvolvimento da plataforma, número que deve atingir 200 profissionais em curto prazo.

A meta do Executivo estadual é utilizar a inteligência artificial como instrumento de democratização do acesso aos serviços públicos, por meio de um ambiente interativo que possibilitará comunicação direta entre o cidadão e os órgãos governamentais. “Estamos implementando um modelo de administração digital, com menos entraves burocráticos e maior eficiência na prestação de serviços”, pontuou Macedo.

De acordo com Ellen Gera, dirigente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), embora a SoberanIA ainda esteja em fase experimental, sua aplicação inicial já contempla setores estratégicos como saúde, segurança e educação. A previsão é de que, em breve, o sistema seja estendido para o uso geral da sociedade.

DEMOCRACIAS

você pode gostar