Se as eleições para o Governo do Piauí fossem hoje, o governador Rafael Fonteles (PT) seria reeleito com ampla vantagem sobre os concorrentes. É o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto Amostragem, realizada na primeira semana de agosto.
No cenário estimulado em que disputa com Margarete Coelho (Progressistas) e Mainha (PL), Rafael teria 84,27% dos votos válidos. Margarete ficaria com 11,77%, e Mainha, ex-prefeito de Itainópolis, com 3,96%. Os números consideram apenas as respostas válidas, excluindo os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder.
Em outra simulação, contra Joel Rodrigues (Progressistas) e Mainha, Rafael teria 84,16%. Joel ficaria com 11,64% e Mainha, com 4,2%.
Ficha técnica
O levantamento ouviu 1.137 pessoas em 49 municípios piauienses, entre os dias 5 e 8 de agosto de 2025. A amostra foi definida por cotas de sexo, idade, escolaridade, renda familiar, zona (urbana e rural), microrregiões e municípios. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,85 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Meio de Comunicação.
180
DEMOCRACIAS