Serviços digitais levaram o Piauí a ter o menor tempo de espera para consultas no SUS

Os planos do governador Rafael Fonteles para tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil já apresentam resultados concretos. Desde que o Governo do Estado passou a investir na oferta de serviços públicos online, em janeiro de 2023, os cidadãos piauienses têm percebido melhorias em diversas áreas. Nesta segunda-feira (23), durante entrevista, Rafael Fonteles […]

Por Editoria Democracias

Os planos do governador Rafael Fonteles para tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil já apresentam resultados concretos. Desde que o Governo do Estado passou a investir na oferta de serviços públicos online, em janeiro de 2023, os cidadãos piauienses têm percebido melhorias em diversas áreas. Nesta segunda-feira (23), durante entrevista, Rafael Fonteles afirmou que o Piauí é, atualmente, o estado brasileiro com o menor tempo de espera por consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo reportagem do jornal O Globo.

O governador atribuiu esse resultado ao sucesso do programa Piauí Saúde Digital, que reduziu significativamente o tempo de espera por consultas médicas. “Isso tem sido uma revolução. Já foram realizados 700 mil procedimentos em pouco mais de um ano, por meio do Saúde Digital. O programa já está presente nos 223 municípios do Piauí”, destacou o governador.

A iniciativa permite que, por meio da telemedicina, o paciente tenha acesso gratuito a consultas em 12 especialidades médicas, 24 horas por dia, sete dias por semana, diretamente do celular.

Ainda segundo Fonteles, dentro do plano de digitalização dos serviços públicos, o Governo do Estado vai universalizar a presença das Unidades de Serviços Digitais em todo o estado. Esses espaços possibilitam, por exemplo, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no padrão digital, além de oferecer acesso à internet para que os cidadãos possam utilizar serviços públicos online. “Já são 178 postos espalhados pelo estado. Chegaremos aos 224 municípios”, afirmou o gestor.

O avanço do Piauí na oferta de serviços digitais também foi reconhecido pelo Índice Abep-TIC 2024, que avalia a transformação digital nas administrações públicas estaduais. O estado ocupa a 3ª colocação no ranking nacional.

Entre as principais plataformas desenvolvidas estão o Gov.Pi Cidadão, que oferece mais de 200 serviços digitais e já conta com 300 mil contas criadas, e o Gov.Pi Empresas, que agiliza os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas no estado, garantindo mais praticidade, segurança e eficiência tanto para o poder público quanto para os empreendedores.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais