O governador em exercício do Piauí, Severo Eulálio, acompanhado do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, realizou nesta segunda-feira (12), uma visita ao Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, localizado na zona norte da capital piauiense. A agenda integra as ações do programa educacional que, desde o início de 2025, implementou o modelo de ensino em tempo integral em todas as escolas públicas estaduais de nível médio, posicionando o estado como referência nacional.
A universalização do tempo integral reflete o empenho da gestão estadual em elevar os padrões da educação pública. Conforme destacou Eulálio, o formato de jornada ampliada proporciona aos estudantes o acesso a práticas culturais, esportivas e atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, funcionando como extensão pedagógica e promovendo uma formação mais abrangente e alinhada às exigências do século XXI.
A unidade escolar, que integra o conjunto de mais de 500 escolas modernizadas pela Secretaria de Educação (Seduc), dispõe de uma infraestrutura robusta, incluindo laboratórios de informática e ciências, sala para práticas de judô e um espaço voltado à inovação tecnológica, voltado para atividades de robótica e Inteligência Artificial — recursos que têm impulsionado o interesse dos estudantes por áreas estratégicas da formação técnica e científica.
Além dos ambientes laboratoriais, o Ceti Cristino Castelo Branco conta com biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), refeitório e quadra poliesportiva. As salas de aula são equipadas com sistemas de climatização, fator que, de acordo com a direção da escola, colabora significativamente para o bem-estar dos alunos e para a melhoria do desempenho acadêmico.
Atualmente, a unidade atende a mais de 400 estudantes, oferecendo ensino fundamental e médio integrado à formação técnica profissional, com ênfase nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital. A visita institucional reforça o compromisso do governo estadual com a consolidação de ambientes escolares inovadores, inclusivos e adaptados às novas demandas educacionais da juventude piauiense.
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