Wellington Dias debate inclusão socioeconômica no Piauí com autoridades estaduais

A promoção da inclusão socioeconômica, o fortalecimento da agricultura familiar e medidas de desenvolvimento social no Piauí estiveram no centro das discussões durante reunião realizada nesta segunda-feira (23 de junho). O encontro reuniu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o presidente do Instituto de Terras do Piauí […]

Por Editoria Democracias

A promoção da inclusão socioeconômica, o fortalecimento da agricultura familiar e medidas de desenvolvimento social no Piauí estiveram no centro das discussões durante reunião realizada nesta segunda-feira (23 de junho). O encontro reuniu o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, e o secretário de Segurança do estado, Francisco Lucas Costa Veloso.

Dentre os assuntos tratados, destacou-se a utilização dos postos de cadastro de carteira de identidade como pontos de atendimento para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, foram discutidas estratégias de capacitação e inserção produtiva para egressos do sistema prisional, abrangendo acesso ao crédito, incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade formal, dentro das diretrizes do Programa Acredita no Primeiro Passo.

“Estamos trabalhando para que, junto com a formação profissional voltada ao emprego e ao empreendedorismo, possamos também incluir os egressos do sistema prisional e seus familiares, promovendo ressocialização e geração de oportunidades. Destaco o trabalho relevante que vem sendo conduzido pelo secretário da Justiça do Piauí, Carlos Augusto, nessa área”, enfatizou o ministro Wellington Dias.

O Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo Governo Federal em 2024, tem como objetivo impulsionar a autonomia de famílias de baixa renda vinculadas ao CadÚnico. A iniciativa oferece qualificação profissional, suporte na busca por emprego, estímulo ao empreendedorismo, além de facilitar o acesso a microcrédito com juros reduzidos e orientação técnica especializada.

Outro ponto relevante da reunião foi a articulação de linhas de financiamento para pequenos produtores rurais, especialmente via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). As tratativas envolvem parcerias com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Banco Central e instituições financeiras da rede bancária, visando fortalecer a produção agrícola no estado.


DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais