Ciro Gomes recebe afagos de bolsonaristas em articulação oposicionista no Ceará

Após reposicionar-se como voz crítica aos governos estadual e municipal cearenses, Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-presidenciável, passou a ser elogiado por setores do bolsonarismo durante um encontro político nesta segunda-feira (19), em Fortaleza. Durante uma reunião com vereadores oposicionistas da capital cearense, Ciro foi exaltado por André Fernandes (PL), ex-candidato à prefeitura em 2024 […]

Por Editoria Democracias

Após reposicionar-se como voz crítica aos governos estadual e municipal cearenses, Ciro Gomes (PDT), ex-ministro e ex-presidenciável, passou a ser elogiado por setores do bolsonarismo durante um encontro político nesta segunda-feira (19), em Fortaleza.

Durante uma reunião com vereadores oposicionistas da capital cearense, Ciro foi exaltado por André Fernandes (PL), ex-candidato à prefeitura em 2024 e figura ligada ao bolsonarismo. Antes um dos principais detratores do pedetista, Fernandes agora adotou tom conciliador, descrevendo-o como “inteligente” e “corajoso”. “Ciro sempre demonstrou preparo, lucidez e coragem para enfrentar o governador Elmano”, afirmou.

Estratégia para 2026

A articulação, conforme detalhado por Fernandes, visa consolidar uma frente ampla contrária ao grupo petista nas eleições de 2026, quando Elmano Freitas deverá buscar a reeleição. “Estamos avançando no diálogo, e acredito que essa união da oposição vai render frutos importantes”, declarou o deputado federal.

Em troca da aproximação, Fernandes espera o apoio de Ciro à candidatura de seu pai, Alcides Fernandes, ao Senado Federal — nome lançado por Jair Bolsonaro em março deste ano como aposta para o pleito.

Outro nome emblemático da oposição cearense que manifestou apoio a Ciro é Capitão Wagner, ex-adversário político do pedetista. “Ele se mostrou um homem preparado, lúcido e destemido frente ao Elmano. Com o fortalecimento da oposição, acredito que surgirão nomes sólidos”, pontuou Wagner.

Filiado ao União Brasil, legenda alinhada ao bolsonarismo, Capitão Wagner chegou a convidar Ciro para integrar o partido. Apesar das investidas, Ciro permanece no PDT — agremiação que, embora faça parte da base aliada do governo petista no plano federal, enfrenta rupturas no contexto estadual.

Em 2022, Ciro rompeu com a histórica coalizão entre PDT e PT no Ceará ao lançar Roberto Cláudio ao Palácio da Abolição, em oposição ao petista Elmano Freitas, então candidato e atual governador.

DEMOCRACIAS

Veja mais

(PI) Atendendo mais de 500 alunos, o CETI Dona Maria Antonieta Veloso oferece cursos técnicos em Administração, Marketing Digital e Desenvolvimento de Sistemas, além do Ensino Fundamental e Médio Regular
(PI) O porto já conta com estrutura administrativa, pátio para contêineres e canal dragado a sete metros de profundidade, além de projetos de expansão para terminais de graneis e novas operações
(PI) Estratégia da oposição, que divide votos entre Margarete Coelho, Joel Rodrigues e Mainha/Tony Rodrigues, não tem surtido efeito.
(PI) Novo Santo Antônio emitiu 2.886 carteiras para todos os habitantes. Estado é também o campeão nacional de emissões da CIN.
Primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro
Analista técnico-administrativo lidera número de vagas; veja funções, salários e como se inscrever
BNDES aprova R$ 1,2 bi em crédito para empresas afetadas por tarifa dos EUA ​ Resumir ​ Acesso aos recursos do Plano Brasil Soberano começou na quinta; foram realizadas 75 operações na linha de Capital de Giro 19/09/25 às 20:40
Veja mais