Governador Rafael Fonteles é homenageado em Brasília por ações de inclusão socioeconômica no Piauí

O governador Rafael Fonteles foi premiado, nesta terça-feira (29), representando o Governo do Piauí, com o troféu de primeiro lugar na categoria de Inclusão Socioeconômica dentro do programa Acredita no Primeiro Passo. A homenagem, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, reconhece os melhores projetos desenvolvidos […]

Por Editoria Democracias

O governador Rafael Fonteles foi premiado, nesta terça-feira (29), representando o Governo do Piauí, com o troféu de primeiro lugar na categoria de Inclusão Socioeconômica dentro do programa Acredita no Primeiro Passo. A homenagem, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, reconhece os melhores projetos desenvolvidos por estados, municípios, empresas e instituições financeiras que promovem a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único.

“Destacamos o trabalho do presidente Lula, na pessoa do ministro Wellington Dias, por esta visão de fazer do Bolsa Família, um programa extremamente importante para a transição que nós estamos celebrando aqui, que é a inclusão socioeconômica das famílias” destacou Fonteles.Rafael citou dados apresentados pela FGV, como demonstração da importância do Bolsa Família para a transição socioeconômica das famílias brasileiras, alcançada nos últimos 2 anos.

“Esses números são fortes e provam que estamos na direção certa de incluir as famílias do Brasil, para que cada vez mais elas prosperem a partir do suor do seu trabalho. O Piauí ser premiado demonstra também que estamos fazendo o dever de casa e estamos tentando acelerar essa inclusão”, afirmou em seu discurso.

Acredita no Primeiro Passo

O evento celebrou ainda os resultados do Programa Acredita, que já destinou mais de R$ 3 bilhões para fomentar o emprego e o empreendedorismo entre beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. O Governo Federal pretende chegar, até 2026, à marca de 1 milhão de empresários oriundos do Cadastro Único e do Bolsa Família.

“O Programa Acredita desmonta, na prática, o preconceito de que beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único não querem trabalhar. Os números provam o contrário: o povo do Cadastro Único, Bolsa Família é, por essência, trabalhador, sonhador e busca dignidade. Quando recebem oportunidade, eles se destacam no mercado de trabalho, no empreendedorismo, e mostram que querem, podem e sabem construir um futuro melhor”, disse o ministro Wellington Dias.

A piauiense Valdelice Carvalho, foi escolhida para testemunhar a revolução que o programa Acredita no Primeiro Passo, representa. Ela contou o início do sonho em trabalhar com confeitaria, num momento adverso em que estava desempregada.

Com o crédito do Acredita a empreendedora comprou equipamentos e o negócio deslanchou. “Adquiri minha panela elétrica, que chamo de minha funcionária, e consigo trabalhar e entregar meus bolos e encomendas no horário certo” disse.

Agendas em Brasília

Rafael Fonteles participou ainda, em Brasília, nesta tarde, de reunião com a equipe da Câmara Temática de Temas Fiscais do Consórcio Nordeste, de audiência com o ministro Jorge Messias e também com o vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Bezerra Filho. Rafael teve um encontro ainda com o deputado federal José Airton Cirilo (CE) e com Ticiane Pinheiro (PT).

DEMOCRACIAS

Veja mais

Dado foi divulgado pela Gestão em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Até o momento, mais de 42,7 milhões de CINs foram emitidas em todo o Brasil
Medida congela o processamento de vistos permanentes para cidadãos de países considerados de "alto risco para uso de benefícios públicos", entre eles o Brasil.
Número representa alta de 20,54% em comparação ao acumulado de 2024
Dólar cai com recuo de Trump e PIB dos EUA. Bolsa bate novos recordes
Segundo pesquisa da Abras, cesta de 35 produtos de largo consumo teve uma alta de 0,73% em 2025, ficando em R$ 800,35 na média nacional
Queda em rankings, fuga de talentos e entraves regulatórios afetam investimentos no Brasil e colocam a segurança jurídica no centro do debate
Protesto ocorreu após pênalti marcado com auxílio do VAR na final da Copa Africana
Veja mais
(PI) Da inclusão social à pré-candidatura para a Alepi
(PI) Durante a solenidade, o ex-secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, foi homenageado. Ele se despede do cargo para assumir