Novo marco regulatório da cultura condiciona verba ao respeito a “moralidade” e “valores religiosos”

O Senado aprovou, em votação simbólica realizada na noite de quarta-feira (6), a proposta que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC). O texto original, de autoria do ex-deputado Chico d’Ângelo (PDT-RJ), foi alvo de diversas emendas e modificações durante o processo de tramitação. Uma das alterações mais recentes foi proposta pelo […]

Por Editoria Democracias

O Senado aprovou, em votação simbólica realizada na noite de quarta-feira (6), a proposta que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O texto original, de autoria do ex-deputado Chico d’Ângelo (PDT-RJ), foi alvo de diversas emendas e modificações durante o processo de tramitação.

Uma das alterações mais recentes foi proposta pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A emenda, acolhida pela senadora e relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Augusta Brito (PT-CE), condiciona a destinação de verba ao respeito a “moralidade” e “valores religiosos”.

“Para fins desta lei, o pleno exercício dos direitos culturais não deverá possuir caráter político-partidário ou personalista, tão pouco afrontar a dignidade e a moralidade pública ou incitar a prática de crimes”, estabelece a emenda do senador.

Caso seja sancionado integralmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a proposta passará a servir como uma diretriz para o financiamento de políticas públicas culturais no Brasil. O petista pode, ainda, vetar trechos do projeto de lei.

Emenda foi condição para aprovação

Fontes consultadas pela CNN afirmaram que os acréscimos ao texto, como a emenda de Flávio, foram uma condição dos parlamentares mais conservadores para que a proposta pudesse ser aprovada.

A leitura é de que os trechos foram aceitos e aprovados em função do desejo de se aprovar o projeto em meio à Conferência Nacional de Cultura, que se encerra nesta sexta-feira (8).

Conforme apuração da CNN, havia uma “intensa mobilização dos participantes” da conferência para a aprovação, de forma que “não era desejável que acontecessem dificuldades na CCJ”.

Há a expectativa, no entanto, de que Lula use o poder de veto presidencial sobre determinados pontos da pauta.

Sistema existe desde 2012, mas não foi regulamentado
O SNC está previsto na Constituição desde 2012, quando foi incluído por meio da Emenda Constitucional 71. Ele tem como objetivo a “promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais”.

Embora exista há mais de uma década, o sistema ainda não havia sido regulamentado. É justamente essa a lacuna que o PL 5.206/23 busca preencher.

A estrutura do SNC é composta de órgãos gestores, conselhos, conferências de cultura, comissões, planos de cultura em nível federal, estadual e municipal, sistemas de financiamento e de informações, indicadores culturais, programas de formação e sistemas setoriais.

A nova proposta também prevê a criação do Sistema Nacional de Financiamento à Cultura (SNFC), que deverá articular os vários instrumentos de financiamento público da área a partir de recursos provenientes da União.

A adesão ao sistema não é obrigatória, e não anula a existência de outras fontes de financiamento público a projetos culturais. Além disso, apesar do aumento progressivo dos recursos orçamentários previstos na proposta, os valores não poderão ultrapassar os limites orçamentários estabelecidos pelo governo.

DEMOCRACIAS.com.br

Veja mais

Resultado representa piora em relação ao mesmo período de 2024; transações correntes acumulam saldo negativo de US$ 75,3 bilhões em 12 meses
(RJ) Atacante alcança 102 gols no estádio após atuação de gala na goleada sobre o Vitória
(PI) Ferramenta permite que motoristas notifiquem ocorrências como buracos, interdições e obras, alimentando um sistema que torna a gestão viária mais eficiente
(PI) Atlético Piauiense venceu o Vilanova de Goiás por 4 a 0, no Estádio Albertão, e conquistou o primeiro título nacional
(PI) Projeto de lei começou a tramitar na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19). O intuito é promover o aumento do número de voos para cidades do interior do Piauí
(PI) Congresso das Cidades promove o intercâmbio de experiências, soluções e inovações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à modernização da administração pública
Segundo Álvaro Moisés, o sistema político nacional atravessa uma crise prolongada marcada pela ausência de lideranças capazes de articular consensos, lacuna deixada após a geração de estadistas que conduziram a redemocratização.
Veja mais
(PI) Secretário Mauro Eduardo destacou conquistas da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência durante reunião com o
(PI) Medidas são parte das diretrizes estabelecidas para a implementação do Plano de Desenvolvimento Cultural
Nos bastidores do STF, a previsão é de que a intensa judicialização em torno da CPMI exija o envolvimento de
(GO) Estado lidera geração de empregos formais com expansão em quase todos os setores e cenário de estabilidade econômica
(SP) Levantamento mostra governador à frente de Alckmin, Haddad e França em todos os cenários avaliados
Resultado representa piora em relação ao mesmo período de 2024; transações correntes acumulam saldo negativo de US$ 75,3 bilhões em
(RJ) Atacante alcança 102 gols no estádio após atuação de gala na goleada sobre o Vitória