O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi homenageado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira (5), em virtude do expressivo desempenho do estado na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). O Piauí se sobressaiu como uma das unidades federativas com maior número de estudantes premiados na competição.
De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o chefe do Executivo estadual “além de medalhista, é um gestor de excelência, conduz um trabalho notável e merece essa distinção por parte do Tesouro. O Piauí foi o estado com maior engajamento na edição de 2024 da olimpíada”.
A OLITEF tem como propósito ampliar o alcance da educação financeira entre estudantes da Educação Básica — abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas — com foco nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Em sua segunda edição, realizada em 2024, a iniciativa mobilizou mais de 546 mil participantes, distribuídos por 2.234 municípios brasileiros, evidenciando sua abrangência e relevância no cenário educacional.
Ao comentar o reconhecimento, Rafael Fonteles expressou confiança no protagonismo contínuo dos piauienses: “Nossa meta é manter o Piauí como referência de participação em 2025. Queremos que nossos estudantes assimilem, cada vez mais, noções essenciais para sua trajetória pessoal e familiar — conhecimentos sobre finanças, investimentos em renda fixa e variável, entre outros temas que serão determinantes para seu sucesso e estabilidade econômica”, destacou.
Sobre a OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira é uma ação educativa gratuita de abrangência nacional, coordenada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3, contando com o suporte do Ministério da Educação (MEC) e outras entidades comprometidas com a difusão da cultura financeira no país.
DEMOCRACIAS